INTRODUÇÃO
Traduzido pelo Presbítero Pedro Anacleto
Traduzido pelo Presbítero Pedro Anacleto
O escândalo em Karea e a justificada
partida do Padre Pedro
O Pe. Pedro foi
aceito na G.O.C. Metropolia de Mesogaea (do Bp. Kirykos Kontogiannis) em
fevereiro de 2009. O Pe. Pedro também recebeu o rebatismo, a recrismação e
reordenação mesmo tendo ele a forma da tripla imersão e era um clérigo de outro
sínodo velho calendarista (de sucessão russa), de acordo com a nova prática do
Bp. Kirykos de batizar todo mundo que entrar no seu sínodo sem verificar a
maneira ou forma do primeiro batismo.
Durante um ano,
o proprio Bp. Kirykos, os clérigos e leigos da metropolia estavam muito
satisfeitos em todos os aspectos com a Confissão de Fé e prática do Pe. Pedro.
Em 15/28 de Julho de 2009, o Padre Pedro foi elevado à categoria de pai
espiritual - confessor, dando-lhe o direito de confessar e aconselhar os fiéis.
(A fim de verificar este evento, duas fotografias de sua elevação à categoria
de confessor são encontradas na lista de documentos no site em grego e em ingles.) Em 19 de setembro
/ 02 de outubro de 2009, o Padre. Pedro foi designado como reitor (sacerdote
oficiante) da paróquia de Sto. Spyridon em Karea, Atenas. (Para verificar este
fato, o certificado de sua nomeação como pároco é encontrado na lista de
documentos no site em português, em grego e em ingles.)
Entretanto, o
Padre Pedro percebeu que na sua paróquia, onde tinha a responsabilidade diante
de Deus e os homens, os Santos Cânones não estavam sendo seguidos pelos leigos.
A primeira ocorrência anti-canônica foi que as mulheres entravam no altar
sagrado. A segunda ocorrência anti-canônica foi que algumas mulheres ficaram
escandalizadas quando viram os leigos receberem a comunhão todos os domingos
durante a Quaresma, mesmo que estes leigos confessaram e prepararam-se, em
conformidade com a orientação de seu pai espiritual.
Primeiro o Padre Pedro pediu a ajuda do Bp. Kirykos. Mas desde que o Bp. Kirykos não tinha qualquer preocupação em dar qualquer conselho e não mostrou qualquer interesse em sua denúncia, o Padre Pedro, como pai espiritual e sacerdote oficiante da Santa Igreja [de Santo Spyridon para o qual havia sido nomeado], pediu que um leigo da paróquia desse algumas fotocópias dos santos cânones e ensinamentos patrísticos em relação às mulheres não serem autorizadas a entrarem no altar, as mulheres não sendo permitida a falar ou ensinarem dentro da igreja, e sobre a comunhão freqüente após a confissão e com a consciência limpa como um ensinamento ortodoxo até que não deve causar mesmo um escândalo, mas sim a devoção e alegria para seus irmãos em Cristo, que recebeu o Senhor. (As fotocópias que o leigo distribuiu com a bênção do Padre Pedro pode ser encontrado entre os documentos no site em português, em grego e em ingles. documento 2 portugues, grego e ingles e documento 3 português, grego e ingles)
Como uma reação ao anterior, no Domingo da Veneração da Santa Cruz, Bp.
Kirykos enviou sua PRIMEIRA CARTA BLASFÊMICA (em grego e em ingles) ao Padre Pedro, em que o Bp.
Kirykos prega pelo menos cinco heresias. (A verificação desta carta encontra-se
na lista de documentos no site). Depois de alguns dias o Padre Pedro pediu a um
teólogo leigo telefonar ao Bp. Kirykos explicar-lhe a sua dúvida sobre a carta.
Mais uma vez Bp. Kirykos foi informado que sua carta era blasfema e herética, o
Bp. Kirykos começou freneticamente gritando "Pare de falar! Pare de falar!
"No dia seguinte, o Padre Pedro recebeu a SEGUNDA CARTA BLASFEMA (em grego e em ingles)do Bp.
Kirykos, em que ele se atreve a chamar as fotocópias do Pidalion e os escritos
de São Basílio, que foram entregues na paróquia de Santo Spyridon como
supostamente contendo uma "mentalidade não-ortodoxa!" (A
digitalização desta carta do BP. Kirykos é encontrada na lista de documentos no
site). Dois dias depois o Padre Pedro enviou a sua primeira resposta ao Bp.
Kirykos, da qual o Bp. Kirykos ainda não respondeu embora várias semanas já se
passaram. (A verificação desta carta pelo Pe. Pedro pode ser encontrada na
lista de documentos no site).
O Bp. Kirykos
convidou o Padre Pedro a se defender em uma reunião clerical da Metropolia mas
ele proibiu a presença do interprete do Pe. Pedro, o Sr. Christos Noukas. Esta
proibição é anti-canônica porque o Bp. Kirykos não pode convidar um padre para
se defender em uma reunião sem o sacerdote ter os meios para expressar suas
posições (Fr. Pedro é de origem brasileira e exige um tradutor para se
comunicar em grego).
O Pe. Pedro, vendo então que o Bp. Kirykos estava usando uma tática Caesaro-papista,
renunciou por causa de suas muitas heresias e partiu para outro sínodo do
antigo calendario em que se encontra mais seriedade para com os dogmas e
ensinamentos ortodoxos, enquanto na pessoa do Bp. Kirykos viu uma quantidade
muito pequena de seriedade, se não completa negligência. (A prova da
autenticidade do acima pode ser encontrada entre os documentos no site.)