segunda-feira, 18 de junho de 2012

CAMINHO ESPIRITUAL LEMBRANDO A SAGRADA TRADIÇÃO E REFERINDO-SE AOS SANTOS PAIS DA IGREJA ORTODOXA


CAMINHO ESPIRITUAL
LEMBRANDO A SAGRADA TRADIÇÃO
E REFERINDO-SE AOS SANTOS PAIS
DA IGREJA ORTODOXA

Cânones do Sexto Santo Concílio Ecumênico

69. Que não se permita a nenhum dos que pertencem à ordem dos leigos entrar no santo altar. À exceção do poder e autoridade Imperiais quando desejarem oferecer dons ao Criador, de acordo com uma antiga tradição.

Hoje em dia este cânon se transgride muito pela necessidade. Ainda que todavia o Metropolita Filarete de Moscou não permitia que entrem no altar os cantores unidos em segundas núpcias e que por isto foram privados da dignidade de leitor ou do direito de usar a vestimenta correspondente. Nos conventos se permite que monjas anciãs ajudem no altar.

Interpretação.

O santo Bema que é consagrada para aqueles nas ordens sagradas. Por esta razão, o presente Cânon proíbe todos os leigos nele entrar, exceto e somente aquela pessoa que é o Imperador ou Rei, e ele esta isento não como um leigo, mas por ter poder e autoridade, e como um ungido do Senhor, que tem sido permitido entrar, em conformidade com uma tradição mais antiga, porém se eles desejam oferecerem dons a Deus seu Criador, e para participarem dos Santos Mistérios.1                                                
                                                
1Note-se que, conforme a História Eclesiástica de Teodoreto (Livro V, cap. 17),O fato de que, o imperador Teodósio foi absolvido por Santo Ambrósio da culpa devido ao assassinato que ele causou, mas, apesar disso, quando ele ofereceu os dons a Deus dentro do Santo Bema e esperou para comungar aí, Sto Ambrosio não deveria deixá-lo dentro,e disse-lhe que "o santuário interior, Imperador, está acessível só aos Sacerdotes", e a ele foi solicitado ficar de fora do Bema. Posteriormente, mesmo quando o Imperador foi para Constantinopla, ele ofereceu os dons a Deus dentro do Santo Bema, mas logo saiu para fora, e não voltou para o comum, conforme o costume. Pois, diz Teodoreto, após oferecer os dons no sagrado altar, ele uma vez saiu, foi mostrado à maior parte dos fiéis esse exemplo histórico, mostrando que o imperador que cometeu assassinato não deve voltar ao comum no interior do Bema. Veja também Nikifóros Calistos, Livro XII, cap. 41. Daí se os sacerdotes e confessores serem induzidos a fazerem com que um costume ilegal predominante em muitos lugares, seja cortado - o costume, quero dizer, de leigos entrarem no Santo Bema, que, por falta de distinguir entre sacerdotes e leigos, causas que por último incorre como que na sanção que se abateu sobre o Rei Acaz, que, embora leigo, colocou-se a desempenhar as funções daqueles nas santas ordens. Para eles também, em tal caso, é uma maneira usurpar as funções dos sacerdotes adentrando-se ao lugar atribuído aos sacerdotes. Mas se é ilegal para os leigos entrar no Bema, tão mais ilícito deve ser a alguns sacerdotes ignorantes fazerem estar dentro leigos ou leitores a preparar os elementos sagrados da santa prótese na Quinta-Feira Santa no interior do Bema! Então, pelo amor de Deus, que eles parem de fazerem isso, para que não incorram em deposição de sua santa ordem. Simeão de Tessalônica, por outro lado, diz (cap. 143) que um imperador pode somente no momento em que está sendo ungido como imperador, depois dos diáconos, e não na Mesa Santa (*Santo Altar), mas em uma mesa credência colocada ao lado e ter um antimension colocado sobre esta.

Tratado.

Isso explica por que c. XLIV de Laodicéia proíbe as mulheres de entrarem no santuário do altar sacrificial. Canon I, no entanto, o Patriarca Nicolau permite que monges entrem no Santo Bema, que não são culpados de nenhuma transgressão revestido sob a modéstia do hábito monástico, a fim de acender as luminárias ou círios de cera. Mas São Nikifóros, em seu c. XV, diz que monjas podem entrar no Santo Bema para acendar as luminárias e colocar as coisas em ordem e varrer, mas não noviças. Se porém, uma pessoa não é um monge mas somente um noviço ele não pode entrar no Santo Bema, segundo o que diz Balsamon na interpretação histórica do c. I de Nicolau, q.v.

70. Que não seja permitido às mulheres falarem durante a Santa Missa, mas em acordo com as palavras do Santo Apóstolo Paulo, "que as mulheres continuem em silêncio. Não tem sido permitido a elas falarem, mas obedecerem, como a lei dirige. Se quiserem aprender alguma coisa, elas perguntarão a seus maridos em casa. " "Como em todas as igrejas dos santos", (1 Cor. 14:33-35).

"11. Que mulher ouça a instrução em silêncio, com espírito de submissão. 12.Não permito à mulher que ensine nem que se arrogue autoridade sobre o homem, mas permaneça em silêncio. 13.Pois o primeiro a ser criado foi Adão, depois Eva. 14.E não foi Adão que se deixou iludir, e sim a mulher que, enganada, se tornou culpada de transgressão. 15.Contudo, ela poderá salvar-se, cumprindo os deveres de mãe, contanto que permaneça com modéstia na fé, na caridade e na santidade. "(1 Tm. 2:11-15).

Interpretação.

De acordo com as palavras deste Cânon e as palavras de acordo com São Paulo, as mulheres são proibidas de ensinarem nos templos sagrados (igrejas) ou fora delas, para São Paulo não quer dizer por "igreja" o templo em si, mas uma "congregação das pessoas" em qualquer lugar, e ainda mais que elas estão proibidas de cantar também em um coro ou junto com os homens. "Pois é uma vergonha para as mulheres falarem na igreja" (1 Cor. 14:35).  

Isso significa que as mulheres devem manter silêncio na igreja e fora da igreja onde há uma congregação de pessoas. O fato de que a palavra conversa é usada aqui, e não a palavra falar, controverte e derruba a alegação apresentada por algumas pessoas que somente o ensino é proibido para as mulheres, mas não cantar, por conversa inclui qualquer tipo de voz inclusive a palavra e não apenas articular discurso. Na verdade, as mulheres não têm permissão para deixar sua voz ser ouvida dentro de todo o sagrado templo da igreja. Elas podem, claro, cantar e cantar em seus corações Louvores e as bênçãos a Deus, mas não formado com seus lábios. Antes Deus formou Eva, Ele disse: "Não é bom que o homem esteja sozinho, façamos para ele uma ajudante idônea "(Gn 2:18).

Isto significa que a mulher foi criada, não para governar o homem, mas para ajudá-lo e ser governada por ele. A mulher é uma professora de cada virtude por palavras e obras próprias dentro de casa; mas a ela não está permitido falar ou cantar em eventos no recinto sagrado da igreja. O trabalho da mulher é ter filhos e criá-los na crença e amor a Deus, para defender a santidade e sobriedade do matrimônio, e para evitar adultério por ser algo odiado por Deus. Ao fazer isso, ela será salva, e não ao contrário, deixando este caminho e não nestes deveres, ela está convidada a perdição.

"Se alguém pensa em si próprio como um profeta ou um agente espiritual, reconheça que o que vos escrevo são mandamentos do Senhor. Mas, se alguém é ignorante, deixe-o ser ignorado "(1 Cor. 14:37-38). Um verdadeiro profeta ou professor ou agente espiritual tem o espírito de Cristo e não discordo com o apóstolo de Cristo, ele facilmente discerne e acredita que os mandamentos de São Paulo são mandamentos de Cristo. Quem, por outro lado, não discernir e acreditar, ainda que pense que é um profeta ou um agente espiritual, está meramente se iludindo, ele é um falso profeta e está sem o espírito de Cristo.

Ensinando e cantando são incompatíveis com a natureza e o destino de uma mulher cristã, assim como são o sacerdócio e o episcopado. Eva, a mulher formada por Deus, foi a primeiro a ensinar Adão uma vez, no Paraíso, e ela estragou tudo; É por isso que as mulheres são proibidas de falarem nas igrejas. O maior adorno das mulheres é o silêncio. Deixe o seu exemplo ser Maria, a Nova Mulher e Filha de Deus, a única que tem a honra de ter seu discurso ser gravado na história o discurso proferido na nona ode da Igreja; Refere-se a sua fala e de Isabel. Portanto, as mulheres cristãs devem imitá-la. Os idólatras antigos tinham sacerdotisas para oficiar nos altares dos templos dos ídolos, em que foram adorados os demônios, e, portanto, os hereges iludidos derivaram seus ímpios costumes de deixarem as mulheres ensinarem, cantarem e governarem em suas igrejas. Devemos nós cristãos ortodoxos imitá-los?  De forma alguma!

Está registrado na História Eclesiástica de Eusébio (Livro 7, cap. 30) que um concílio de bispos reunidos em Antioquia no século III d.C, com participantes de várias cidades com o objetivo de tentar Paulo o bispo de Samosat, que foi mais um sofista e mago que um bispo, além de outras heresias, havia introduzido um coro de mulheres na igreja de Antioquia. Aquele concílio dirigiu uma carta a Dionísio, bispo de Roma e Maximos, de Alexandria, contendo as seguintes frases: "Tendo suprimido os salmos a nosso Senhor Jesus Cristo com o pretexto de que eles são modernos salmos e os escritos de homens modernos, ele prepara as mulheres para cantarem para si mesmo no meio da igreja no grande dia da Páscoa e que deveriam tremer apenas por ouvir”. As mulheres nunca foram autorizadas a ensinarem ou a cantarem na igreja com os cantores sagrados ou em um coro só de suas próprias vozes. Coros femininos são uma inovação sem exemplo envolvendo muitos perigos e capazes de levar à muitos escândalos, pois a voz da mulher é mais atraente e mais comovente do que a do homem. O aparecimento de mulheres no coro da igreja constitui um bloco de tropeço, para os olhos e ouvidos da congregação pois uma vez voltada a elas, e, intoxicados com a visão e o som do grande estrondo melodramáticos das vozes das mulheres, elas são suaves efeminadas na mente e incapazes de desfrutar das músicas modestas e contritas da Igreja, então o coro da igreja gradualmente vem a ser transformado em coro teatral!

O Cânon LXXV do VI Sínodo Ecumênico decreta o seguinte em referência aos coros de igreja: " Desejamos que quem ajuda o templo no cantar não utilizem clamores escandalosos, que não se forcem a proferir gritos antinaturais, que não introduzam nada que não corresponda ou seja impróprio à igreja, senão que salmodiem com grande atenção e contrição a Deus, que tudo vê, ainda o que está oculto. Já que as Sagradas Escrituras ensinavam aos filhos de Israel a serem reverentes (Lev. 15:31). A santa liturgia e salmodia sagrada apresentada na igreja têm propósito de oferecer orações para propiciar a Deus por nossos pecados. Aquele que ora e suplica deve ser humilde e contrito de espírito, gritando demonstra grosseria e irreverência da mente. Mas as vozes e rostos dos coros femininos e das salmodias de quartetos europeus lembram representações teatrais ao invés de lembrar a modéstia eclesiástica. O que é que é inadequado à igreja?Músicas efeminadas (melodias) e trinados (que significa a mesma coisa que os antigos trinados) e uma excessiva variedade de tons que inclina para músicas indecentes, diz Zonaras, um intérprete dos Cânones. Os filhos de Israel depois de Cristo são os piedosos cristãos, que devem serem imbuídos de temor a Deus e reverência, dentro da igreja. Deus não está satisfeito com a variedade de melodias e vozes, mas com a contrição e arrependimento dos corações. Isto é facilmente compreensível quando lembramos que o homem tem o prazer de ouvir melodias e olhar faces bonitas, enquanto Deus olha para a alma do homem nas profundezas do coração e se deleita em sua reverência, que é manifestada pela humildade no comportamento.2                                                
                                                
2 É por isso que o divino Crisóstomos também diz: "a mulher ensinou uma vez (ou seja, Adão no Paraíso) e destruiu tudo. Por esta razão, não a deixe ensinar." E ainda:". Pois tão silenciosa ela deve permanecer ", ele disse," que não apenas sobre o temporário, mas também quanto aos eventos espirituais deve ela não falar uma palavra na igreja. Isso é um ornamento, que é a modéstia; isso pode ornamentá-la muito mais que suas roupas "(Sermão 9 em 1 Tm., p. 283 do vol. IV).

Santos Cânones do Concílio Local de Laodicéia

34. O Concílio tem o prazer de decretar que ninguém deve vender qualquer propriedade, ou nenhuma propriedade de uma igreja, que coisa, se ela não oferece receita, e aí é uma séria exigência, deve ser apresentado aos olhos do Primaz (ou bispo-chefe), e junto com o número fixo dos Bispos, ele deve deliberar quanto ao que deve ser feito com ela. Mas, se houver uma exigência urgente da igreja de modo a impedir a deliberação antes da venda, o Bispo deve chamar Bispos vizinhos como testemunhas, tendo o cuidado de apontar ao Sínodo todas as circunstâncias históricas que cercam sua igreja, que se ele falhar deverá ser responsável perante Deus e o Sínodo, e deverá ser alienado de sua própria honra.(W cc XXXI, XLI, c. XII da 7 ª c. XV de Ancyra, c. XXIV de Antioquia, c.XLI de Cartago, c. II de S. Kirilos (Cirilo)).

Interpretação.

Propriedades da Igreja deveriam ser inalienáveis e inamovíveis das propriedades da igreja. Por esta razão, o atual Cânon proíbe todos os bispos de venderem qualquer coisa que pertence à sua igreja. Mas se acontecer que qualquer imóvel de uma igreja deixe de produzir frutos ou um lucro, e uma ocasião surge na qual torna-se necessário vender a propriedade com alguma urgência, e que aquele tempo não seja suficiente para interrogar e esperar uma autorização do concílio, ele deve chamar bispos vizinhos como testemunhas, em ordem a estar apto a usar o testemunho deles como evidencia a mostrar ao Sínodo o que acontece anualmente e declarar todas as circunstancias e necessidades de sua igreja, em conta que ele esteve forçado pela necessidade. Se ele falha em fazer isto, ele esta responsável perante Deus e ao Sínodo, e deve ser tirado de sua dignidade prelatícia e deposto do cargo. Veja também Can. Ap. c.XXXVIII.

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Attikis, Greece
Sacerdote ortodoxo e busco interessados na Santa Fé, sem comprometimentos com as heresias colocadas por aqueles que não a compreendem perfeitamente ou o fazem com má intenção. Sou um sacerdote membro da Genuina Igreja Ortodoxa da Grecia, buscamos guardar a Santa Tradição e os Santos Canones inclusive dos Santos Concílios que anatematizam a mudança de calendário e aqueles que os seguem, como o Concílio de Nicéia que define o Menaion e o Pascalion e os Concílios Pan Ortodoxos de 1583, 1587, 1593 e 1848. Conheça a Santa Igreja neste humilde blog, mas rico no conteúdo do Magistério da Santa Igreja. "bem-aventurado sois quando vos insultarem e perseguirem e mentindo disserem todo gênero de calúnias contra vós por minha causa. Exultai e alegrai-vos pois será grande a vossa recompensa no Reino dos Céus." "Pregue a Verdade quer agrade quer desagrade. Se busca agradar a Deus és servo de Deus, mas se buscas agradar aos homens és servo dos homens." S. Paulo. padrepedroelucia@gmail.com