CAMINHO ESPIRITUAL
LEMBRANDO A SAGRADA
TRADIÇÃO
E REFERINDO-SE AOS
SANTOS PAIS
DA IGREJA ORTODOXA
Cânones do Sexto Santo Concílio Ecumênico
69. Que não se permita a nenhum dos que
pertencem à ordem dos leigos entrar no santo altar. À exceção do poder e autoridade
Imperiais quando desejarem oferecer dons ao Criador, de acordo com uma antiga
tradição.
Hoje em dia este cânon se
transgride muito pela necessidade. Ainda que todavia o Metropolita Filarete de
Moscou não permitia que entrem no altar os cantores unidos em segundas núpcias
e que por isto foram privados da dignidade de leitor ou do direito de usar a
vestimenta correspondente. Nos conventos se permite que monjas anciãs ajudem no
altar.
Interpretação.
O santo Bema que é consagrada
para aqueles nas ordens sagradas. Por esta razão, o presente Cânon proíbe todos
os leigos nele entrar, exceto e somente aquela pessoa que é o Imperador ou Rei,
e ele esta isento não como um leigo, mas por ter poder e autoridade, e como um
ungido do Senhor, que tem sido permitido entrar, em conformidade com uma
tradição mais antiga, porém se eles desejam oferecerem dons a Deus seu Criador,
e para participarem dos Santos Mistérios.1
1Note-se que, conforme a História
Eclesiástica de Teodoreto (Livro V, cap. 17),O fato de que, o imperador
Teodósio foi absolvido por Santo Ambrósio da culpa devido ao assassinato que
ele causou, mas, apesar disso, quando ele ofereceu os dons a Deus dentro do
Santo Bema e esperou para comungar aí, Sto Ambrosio não deveria deixá-lo dentro,e
disse-lhe que "o santuário interior, Imperador, está acessível só aos
Sacerdotes", e a ele foi solicitado ficar de fora do Bema. Posteriormente,
mesmo quando o Imperador foi para Constantinopla, ele ofereceu os dons a Deus
dentro do Santo Bema, mas logo saiu para fora, e não voltou para o comum,
conforme o costume. Pois, diz Teodoreto, após oferecer os dons no sagrado
altar, ele uma vez saiu, foi mostrado à maior parte dos fiéis esse exemplo
histórico, mostrando que o imperador que cometeu assassinato não deve voltar ao
comum no interior do Bema. Veja também Nikifóros Calistos, Livro XII, cap. 41.
Daí se os sacerdotes e confessores serem induzidos a fazerem com que um costume
ilegal predominante em muitos lugares, seja cortado - o costume, quero dizer,
de leigos entrarem no Santo Bema, que, por falta de distinguir entre sacerdotes
e leigos, causas que por último incorre como que na sanção que se abateu sobre
o Rei Acaz, que, embora leigo, colocou-se a desempenhar as funções daqueles nas
santas ordens. Para eles também, em tal caso, é uma maneira usurpar as funções
dos sacerdotes adentrando-se ao lugar atribuído aos sacerdotes. Mas se é ilegal
para os leigos entrar no Bema, tão mais ilícito deve ser a alguns sacerdotes ignorantes
fazerem estar dentro leigos ou leitores a preparar os elementos sagrados da santa
prótese na Quinta-Feira Santa no interior do Bema! Então, pelo amor de Deus,
que eles parem de fazerem isso, para que não incorram em deposição de sua santa
ordem. Simeão de Tessalônica, por outro lado, diz (cap. 143) que um imperador
pode somente no momento em que está sendo ungido como imperador, depois dos
diáconos, e não na Mesa Santa (*Santo Altar), mas em uma mesa credência
colocada ao lado e ter um antimension colocado sobre esta.
Tratado.
Isso explica por que c. XLIV de
Laodicéia proíbe as mulheres de entrarem no santuário do altar sacrificial.
Canon I, no entanto, o Patriarca Nicolau permite que monges entrem no Santo
Bema, que não são culpados de nenhuma transgressão revestido sob a modéstia do
hábito monástico, a fim de acender as luminárias ou círios de cera. Mas São Nikifóros,
em seu c. XV, diz que monjas podem entrar no Santo Bema para acendar as
luminárias e colocar as coisas em ordem e varrer, mas não noviças. Se porém,
uma pessoa não é um monge mas somente um noviço ele não pode entrar no Santo
Bema, segundo o que diz Balsamon na interpretação histórica do c. I de Nicolau,
q.v.
70. Que não seja permitido às
mulheres falarem durante a Santa Missa, mas em acordo com as palavras do Santo Apóstolo
Paulo, "que as mulheres continuem em silêncio. Não tem sido permitido a
elas falarem, mas obedecerem, como a lei dirige. Se quiserem aprender alguma
coisa, elas perguntarão a seus maridos em casa. " "Como em todas as
igrejas dos santos", (1 Cor. 14:33-35).
"11. Que mulher ouça a
instrução em silêncio, com espírito de submissão. 12.Não permito à mulher que
ensine nem que se arrogue autoridade sobre o homem, mas permaneça em silêncio.
13.Pois o primeiro a ser criado foi Adão, depois Eva. 14.E não foi Adão que se
deixou iludir, e sim a mulher que, enganada, se tornou culpada de transgressão.
15.Contudo, ela poderá salvar-se, cumprindo os deveres de mãe, contanto que permaneça
com modéstia na fé, na caridade e na santidade. "(1 Tm. 2:11-15).
Interpretação.
De acordo com as palavras deste
Cânon e as palavras de acordo com São Paulo, as mulheres são proibidas de
ensinarem nos templos sagrados (igrejas) ou fora delas, para São Paulo não quer
dizer por "igreja" o templo em si, mas uma "congregação das
pessoas" em qualquer lugar, e ainda mais que elas estão proibidas de
cantar também em um coro ou junto com os homens. "Pois é uma vergonha para
as mulheres falarem na igreja" (1 Cor. 14:35).
Isso significa que as mulheres
devem manter silêncio na igreja e fora da igreja onde há uma congregação de pessoas.
O fato de que a palavra conversa é usada aqui, e não a palavra falar, controverte
e derruba a alegação apresentada por algumas pessoas que somente o ensino é
proibido para as mulheres, mas não cantar, por conversa inclui qualquer tipo de
voz inclusive a palavra e não apenas articular discurso. Na verdade, as
mulheres não têm permissão para deixar sua voz ser ouvida dentro de todo o
sagrado templo da igreja. Elas podem, claro, cantar e cantar em seus corações
Louvores e as bênçãos a Deus, mas não formado com seus lábios. Antes Deus
formou Eva, Ele disse: "Não é bom que o homem esteja sozinho, façamos para
ele uma ajudante idônea "(Gn 2:18).
Isto significa que a mulher foi
criada, não para governar o homem, mas para ajudá-lo e ser governada por ele. A
mulher é uma professora de cada virtude por palavras e obras próprias dentro de
casa; mas a ela não está permitido falar ou cantar em eventos no recinto
sagrado da igreja. O trabalho da mulher é ter filhos e criá-los na crença e
amor a Deus, para defender a santidade e sobriedade do matrimônio, e para
evitar adultério por ser algo odiado por Deus. Ao fazer isso, ela será salva, e
não ao contrário, deixando este caminho e não nestes deveres, ela está convidada
a perdição.
"Se alguém pensa em si
próprio como um profeta ou um agente espiritual, reconheça que o que vos
escrevo são mandamentos do Senhor. Mas, se alguém é ignorante, deixe-o ser
ignorado "(1 Cor. 14:37-38). Um verdadeiro profeta ou professor ou agente
espiritual tem o espírito de Cristo e não discordo com o apóstolo de Cristo,
ele facilmente discerne e acredita que os mandamentos de São Paulo são
mandamentos de Cristo. Quem, por outro lado, não discernir e acreditar, ainda
que pense que é um profeta ou um agente espiritual, está meramente se iludindo,
ele é um falso profeta e está sem o espírito de Cristo.
Ensinando e cantando são
incompatíveis com a natureza e o destino de uma mulher cristã, assim como são o
sacerdócio e o episcopado. Eva, a mulher formada por Deus, foi a primeiro a
ensinar Adão uma vez, no Paraíso, e ela estragou tudo; É por isso que as
mulheres são proibidas de falarem nas igrejas. O maior adorno das mulheres é o
silêncio. Deixe o seu exemplo ser Maria, a Nova Mulher e Filha de Deus, a única
que tem a honra de ter seu discurso ser gravado na história o discurso
proferido na nona ode da Igreja; Refere-se a sua fala e de Isabel. Portanto, as
mulheres cristãs devem imitá-la. Os idólatras antigos tinham sacerdotisas para
oficiar nos altares dos templos dos ídolos, em que foram adorados os demônios,
e, portanto, os hereges iludidos derivaram seus ímpios costumes de deixarem as
mulheres ensinarem, cantarem e governarem em suas igrejas. Devemos nós cristãos
ortodoxos imitá-los? De forma alguma!
Está registrado na História
Eclesiástica de Eusébio (Livro 7, cap. 30) que um concílio de bispos reunidos
em Antioquia no século III d.C, com participantes de várias cidades com o
objetivo de tentar Paulo o bispo de Samosat, que foi mais um sofista e mago que
um bispo, além de outras heresias, havia introduzido um coro de mulheres na
igreja de Antioquia. Aquele concílio dirigiu uma carta a Dionísio, bispo de
Roma e Maximos, de Alexandria, contendo as seguintes frases: "Tendo
suprimido os salmos a nosso Senhor Jesus Cristo com o pretexto de que eles são
modernos salmos e os escritos de homens modernos, ele prepara as mulheres para
cantarem para si mesmo no meio da igreja no grande dia da Páscoa e que deveriam
tremer apenas por ouvir”. As mulheres nunca foram autorizadas a ensinarem ou a
cantarem na igreja com os cantores sagrados ou em um coro só de suas próprias
vozes. Coros femininos são uma inovação sem exemplo envolvendo muitos perigos e
capazes de levar à muitos escândalos, pois a voz da mulher é mais atraente e
mais comovente do que a do homem. O aparecimento de mulheres no coro da igreja
constitui um bloco de tropeço, para os olhos e ouvidos da congregação pois uma
vez voltada a elas, e, intoxicados com a visão e o som do grande estrondo melodramáticos
das vozes das mulheres, elas são suaves efeminadas na mente e incapazes de
desfrutar das músicas modestas e contritas da Igreja, então o coro da igreja
gradualmente vem a ser transformado em coro teatral!
O Cânon LXXV do VI Sínodo
Ecumênico decreta o seguinte em referência aos coros de igreja: " Desejamos que quem ajuda o templo no
cantar não utilizem clamores escandalosos, que não se forcem a proferir gritos
antinaturais, que não introduzam nada que não corresponda ou seja impróprio à
igreja, senão que salmodiem com grande atenção e contrição a Deus, que tudo vê,
ainda o que está oculto. Já que as Sagradas Escrituras ensinavam aos filhos de
Israel a serem reverentes (Lev. 15:31). A
santa liturgia e salmodia sagrada apresentada na igreja têm propósito de
oferecer orações para propiciar a Deus por nossos pecados. Aquele que ora e suplica
deve ser humilde e contrito de espírito, gritando demonstra grosseria e
irreverência da mente. Mas as vozes e rostos dos coros femininos e das salmodias
de quartetos europeus lembram representações teatrais ao invés de lembrar a
modéstia eclesiástica. O que é que é inadequado à igreja?Músicas efeminadas
(melodias) e trinados (que significa a mesma coisa que os antigos trinados) e
uma excessiva variedade de tons que inclina para músicas indecentes, diz Zonaras, um intérprete dos
Cânones. Os filhos de Israel depois de Cristo são os piedosos cristãos, que
devem serem imbuídos de temor a Deus e reverência, dentro da igreja. Deus não
está satisfeito com a variedade de melodias e vozes, mas com a contrição e arrependimento
dos corações. Isto é facilmente compreensível quando lembramos que o homem tem
o prazer de ouvir melodias e olhar faces bonitas, enquanto Deus olha para a
alma do homem nas profundezas do coração e se deleita em sua reverência, que é
manifestada pela humildade no
comportamento.2
2 É por isso que o divino Crisóstomos
também diz: "a mulher ensinou uma vez (ou seja, Adão no Paraíso) e destruiu
tudo. Por esta razão, não a deixe ensinar." E ainda:". Pois tão
silenciosa ela deve permanecer ", ele disse," que não apenas sobre o
temporário, mas também quanto aos eventos espirituais deve ela não falar uma
palavra na igreja. Isso é um ornamento, que é a modéstia; isso pode
ornamentá-la muito mais que suas roupas "(Sermão 9 em 1 Tm., p. 283 do
vol. IV).
Santos Cânones do Concílio Local de Laodicéia
34. O Concílio tem o prazer de
decretar que ninguém deve vender qualquer propriedade, ou nenhuma propriedade
de uma igreja, que coisa, se ela não oferece receita, e aí é uma séria
exigência, deve ser apresentado aos olhos do Primaz (ou bispo-chefe), e junto com
o número fixo dos Bispos, ele deve deliberar quanto ao que deve ser feito com
ela. Mas, se houver uma exigência urgente da igreja de modo a impedir a
deliberação antes da venda, o Bispo deve chamar Bispos vizinhos como testemunhas,
tendo o cuidado de apontar ao Sínodo todas as circunstâncias históricas que
cercam sua igreja, que se ele falhar deverá ser responsável perante Deus e o
Sínodo, e deverá ser alienado de sua própria honra.(W cc XXXI, XLI, c. XII da 7
ª c. XV de Ancyra, c. XXIV de Antioquia, c.XLI de Cartago, c. II de S. Kirilos
(Cirilo)).
Interpretação.
Propriedades da Igreja deveriam
ser inalienáveis e inamovíveis das propriedades da igreja. Por esta razão, o atual
Cânon proíbe todos os bispos de venderem qualquer coisa que pertence à sua
igreja. Mas se acontecer que qualquer imóvel de uma igreja deixe de produzir
frutos ou um lucro, e uma ocasião surge na qual torna-se necessário vender a
propriedade com alguma urgência, e que aquele tempo não seja suficiente para
interrogar e esperar uma autorização do concílio, ele deve chamar bispos
vizinhos como testemunhas, em ordem a estar apto a usar o testemunho deles como
evidencia a mostrar ao Sínodo o que acontece anualmente e declarar todas as
circunstancias e necessidades de sua igreja, em conta que ele esteve forçado
pela necessidade. Se ele falha em fazer isto, ele esta responsável perante Deus
e ao Sínodo, e deve ser tirado de sua dignidade prelatícia e deposto do cargo.
Veja também Can. Ap. c.XXXVIII.