Traduzido do ingles:
[Símbolo da águia bicéfala timbrada no papel]
GENUÍNA IGREJA ORTODOXA DA GRÉCIA
SANTA METROPOLIA DE MESOGUEAS E LAVREOTICA
CASA EPISCOPAL DE STA. CATARINA, KOROPI, ATICA 19400
CX. POSTAL 54 KOROPI, ATICA, TEL: 2106020176, TEL+FAX: 2106021467
Protocolo No. 535. Domingo da Veneração da Santa Cruz
[22 Fev/7 Mar], 2010.
Para
O Reverendíssimo Sacerdote Padre Pedro
Reitor da Santa Igreja de Santo Spyridon
Karea [Atenas, Grécia]
Pela minha presente carta hierárquica, eu notifico-o também
por escrito, que, segundo a tradição dos nossos pais (e do Bispo Mateus de
Bresthena), e todos os cristãos, que se aproximam para receberem a Santa
Comunhão, devem estar devidamente preparado, a fim de receberem dignamente o
corpo e o sangue do Senhor.
Esta preparação indispensavelmente inclui o jejum de acordo
com a força de cada um. Além disso, todos os Cristãos, quando vão à comunhão,
sabem que eles devem aproximar da Sagrada Comunhão no Sábado (uma vez que é
precedido pelo jejum da Sexta-feira) e no Domingo somente por economia, de modo
que eles não sejam levados a jejuar no sábado e violar o relevante Santo Cânon
[ou seja: aqui ele
fala acidentalmente de quebrar o jejum do Sábado, mas ele
quer dizer jejuar no Sábado, porque é isso que viola os Cânones].
Após isso, eu peço que você evite a desordem e escândalo
sobre esta questão e recomende a quem você confessa, a fim de aproximar da
Sagrada Comunhão, que eles devem preparar pelo jejum, e se aproximarem no
sábado e não o domingo.
Quanto ao Cânon, ao qual algumas pessoas se referem, a fim
da comunhão sem o jejum de antemão, é correto, mas deve ser interpretado e
aplicado corretamente para todos. Ou seja, devemos retornar aos primeiros
tempos apostólicos, durante o qual todos os Cristãos eram ascetas, temperados e
jejuadores, e só aqueles que permaneciam
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até o final da Divina Liturgia comungavam. Eles jejuavam
na finalidade e bom senso, isto é, eram dignos de comungar.
O resto que não permanecia até o final, retirava-se
juntamente com os catecúmenos. Quanto àqueles que estavam em arrependimento,
eles permaneciam fora dos portões da igreja.
Se aplicarmos este Canon hoje, todos teriam que sair da
igreja e apenas duas ou três pessoas dignas permaneceriam dentro até o final
para comungar. E se os Cristãos de hoje apenas soubessem quão indignos
eles são, que deveriam permanecer dentro da igreja?
Em suma, escrevo estas coisas para informá-lo de antemão e
eu vou voltar a elas, depois de traduzir a presente carta e venha discutir
comigo alguns problemas que você pode vir a ter.
Com as orações do Metropolita de Messogueas e Lavreotica
+ KIRYKOS
[Assinatura]