terça-feira, 21 de julho de 2009

A Verdadeira Ortodoxia em Patrística e História Eclesiástica.

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Segundo os Atos dos Apóstolos, os discípulos de Cristo e os primeiros convertidos à Fé Apostólica tornaram-se comumente conhecidos como os cristãos. Santo Inácio de Antioquia e muitos outros dos primeiros Santos Padres da Igreja começaram a utilizar o termo Igreja Católica em referência ao Universal Corpo de Cristo. O Primeiro Concílio Ecumênico afirmou a crença em Uma Santo Igreja Católica e Apostólica: somente Uma como Deus na Santíssima Trindade é Único; Santa porque Deus é Santo, e a Igreja é Católica porque é Universal e para todas as nações e línguas; e Apostólica (literalmente falando pois não foi fundada por farsantes anti-cristos que se fazem a fundação de grupos usando indevidamente o termo apostólico ou enviado, mas de quem?) porque Cristo fundou a Igreja sobre a confissão dos Seus Apóstolos.
Devido às heresias (ou seja, os falsos ensinamentos) que começaram a surgir quase imediatamente, no primeiro e segundo séculos, e continuaram a crescer mesmo em nossos tempos, a Igreja assumiu o nome Ortodoxa (Fé correta ou certa) para distinguir-se dos falsos crentes hereges. Infelizmente, muitas vezes na história da Igreja, os hereges estavam no poder, tomando o controle de sedes Patriarcais e falsamente chamando-se "ortodoxos". Nesses casos, os verdadeiros ortodoxos foram perseguidos e, muitas vezes, direcionados para o subterrâneo (catacumbas) ou para o deserto (exílio), por uma questão de preservarem a sua pura confissão de Fé Ortodoxa. Mas o nosso amoroso e compassivo Senhor sempre deu sinais de esperança e de garantia para os verdadeiros cristãos ortodoxos, fortalecendo-os, de modo que eles possam suportar até o final e manterem sua confissão, mesmo até à sua última respiração.
Um desses sinais foi a Santa Cruz, que apareceu nos céus sobre a Terra Santa durante o reinado de São Cirilo de Jerusalém, num momento em que a Igreja estava atormentada pela controvérsia ariana. Viveu em tempos escuro São Gregório o Teólogo. Nesta época, São Gregório e seus seguidores quebraram a comunhão eclesiástica com os heréticos Arianos, de modo a não serem corrompidos por eles. Os hereges no entanto, tomaram o controle sobre todas as antigas igrejas e eram reconhecidos pelo imperador romano, continuaram a chamarem-se "ortodoxos", e clamavam serem a canônica Igreja Ortodoxa, embora não eram. Assim os seguidores de São Gregório o Teólogo chamavam a si próprios os Genuínos Cristãos Ortodoxos ou Verdadeiros Cristãos Ortodoxos, de modo a distinguirem-se dos falsos chamados "ortodoxos". Em resposta ao por que os Verdadeiros Cristãos Ortodoxos guardaram-se a si próprios fora do contato com os hereges, São Gregório o Teólogo escreveu: "Nós não estamos tentando conquistar, mas trazer nossos irmãos - separados pelos quais nos traz grande aflição - para o nosso lado." (Patrologia graeca, vol. XXXVI, col. 440B, oração 41: "Sobre o Pentecostes").
Outro Verdadeiro hierarca Ortodoxo que foi um contemporâneo de São Gregório o Teólogo foi S. Basílios, o Grande. Embora o período de sua vida é chamado a Idade do Ouro da Ortodoxia, não obstante ele morou durante um tempo quando os arianos e semi-arianos estavam no controle da maioria das igrejas do Oriente, com o patrocínio do governo e seu reconhecimento. Assim, S. Basílios, o Grande, Arcebispo de Cesaréia e toda Cappadocia, escreveu: "A Igreja pura e intocada pela dureza do nosso tempo está não mais facilmente encontrada e raramente apartir de agora a ser vista - uma Igreja que tem preservado a doutrina apostólica autêntico e inviolável! ... Amados irmãos, somos pequenos e humildes, mas não temos acomodados a nossa Fé, de acordo com a mudança dos eventos. Nós não temos uma fé em Seleucia, outra em Constantinopla, outro em Zelis, outra em Lampsake, e uma diferente em Roma. A Fé que é professada hoje não é diferente daquele que veio antes, é a mesma e única Fé. " (St. Basílios, o Grande, aos Evesenianos, escrita em 376 dC).
Contudo um outro grande campeão da ortodoxia contra o Arianismo foi Santo Atanásio, o Grande. Na sua carta aos Genuínos Cristãos Ortodoxos do quarto século, ele escreveu, entre outras coisas, as seguintes palavras: "Que Deus vos console! ... Quão triste estais ... é o fato de que outros têm ocupado das Igrejas pela violência, enquanto durante este tempo vocês estão do lado de fora. É um facto que eles tem as instalações - mas vocês tem a Fé apostólica. Eles podem ocupar nossos templos, mas estão fora da Verdadeira Fé. Você permanecem fora dos locais de culto, mas a Fé mora dentro de vocês. Vamos considerar: o que é mais importante, o local ou a Fé? A Verdadeira Fé, obviamente. Quem perdeu e quem ganhou nesta luta - os que mantém as instalações ou os que mantém a Fé ? ... Não os primeiros, sempre, irão prevalecer contra a sua Fé, amados irmãos, e cremos que Deus vai dar-nos as nossas Igrejas de volta algum dia. Assim, o mais violento que tenta ocupar os lugares de culto, mas eles separaram se a si da Igreja. Alegam eles representarem a Igreja, mas na realidade eles são os que estão expulsando-se a si mesmos e extraviando-se. Mesmo se os cristãos fiéis à tradição são reduzidos a um punhado, eles são a verdadeira Igreja de Jesus Cristo. " (Coll. Selecta SS. Eccl. Patrum, Caillu e Guillou, vol. 32, pp 411-412).
Mas, após o Segundo Concílio Ecumênico, a memória destes hereges foi expulsa dos serviços, e estes falsos Patriarcas, Arcebispos, Metropolitas e Bispos, Akakios, Evnomios, Makedonios, e iguais, foram anatematizados, enquanto a memória dos perseguidos, os Pais que acreditavam de forma correta, Santo Atanásios, o Grande, S. Basílios, o Grande, São Gregório o Teólogo, todos iguais, foram colocados em grande honra pela Igreja, até mesmo os nossos tempos, e deve continuar a sê-lo para o tempo eterno. Os antigos e históricos templos também foram tirados dos heréticos usurpadores, e restituídos para seus legítimos donos, os Verdadeiros Cristãos Ortodoxos.
Outra terrível apostasia ocorreu durante a vida de São Máximos o Confessor. Embora sendo apenas um monge, ele cortou a comunhão com todos aqueles que caíram na heresia de Monoteletismo. Quando questionado sobre o motivo por que ele não estava em comunhão com o herético Patriarca de Constantinopla, S. Máximos respondeu: "Mesmo se todo o universo mantivesse a comunhão com o Patriarca, não vou comunicar-me com ele. Pelo que conheço dos escritos do santo Apóstolo Paulo: o Espírito Santo, declara que até mesmo os anjos seriam anatematizados se começassem a pregar outro evangelho, introduzindo novidades ao ensino ". (The Life of St. Maximus, the Confessor, Boston, 1982, pp. 60-62). Quando o sexto Concílio Ecumênico foi finalmente convocado, os últimos quatro Patriarcas Ecumênico de Constantinopla, a partir de Sergios, Pyrros, Paulo e Pedro, e os heréticos Papa Honório de Roma e Sergios de Alexandria, foram todos anatematizados. Durante todos esses anos, um simples monge, St. Maximos, o confessor, estava certo, e todos aqueles notáveis Patriarcas, papas e bispos eram falsos.
Entre os tempos de apostasia o mais conhecido são os anos sombrios do período iconoclasta. O Iconoclasmo foi condenado pelo Sétimo Concílio Ecumênico, mas o Iconoclasmo não chegou a um fim até que o Concilho do Triunfo da Ortodoxia fosse convocado sob a Imperatriz Sta. Teodora. Assim, a heresia durou mais de 200 anos, e durante esse tempo, os heréticos iconoclastas que chamavam a si mesmos a "Igreja Ortodoxa", enquanto os verdadeiros fiéis, popularmente conhecidos como "iconodules" chamavam a si próprios os Genuínos Cristãos Ortodoxos. Mas, depois de 200 anos deste período de confusão, a Ortodoxia triunfou, e os hereges iconoclastas imperadores, patriarcas, papas e bispos anatematizados foram, e continuaram a serem anatematizados todos os anos no domingo da ortodoxia, enquanto os perseguidos, os Verdadeiros Hierarcas Ortodoxos hoje são lembrados como Santos e confessores da Fé. Outro tempo de confusão inclui o falso Concílio de Lyon e de Florença. Em Lyon, todos os delegados ortodoxos assinaram a herética declaração de união com o herético Papa de Roma. No entanto, muitos dos delegados logo negaram suas assinaturas e retornaram às suas dioceses. No falso Concílio de Florença, no entanto, S. Marcos de Éfeso foi o único bispo que recusou a submeter-se ao Papa herético.
No que diz respeito ao memorável "Patriarca" latino Gregório III (1392-1445), São Marcos de Éfeso escreveu: "Por que estou absolutamente convencido de que quanto mais eu me distanciar dele e daqueles iguais a ele, mais perto eu estarei de Deus, de todos os fiéis e dos Santos Padres, e na medida que eu me separar destas pessoas, mesmo assim estarei unido à Verdade e aos Santos Pais e teólogos da Igreja. " (São Marcos de Éfeso, Patrologia graeca, vol. CLX, cols. 536c e 537a.) É interessante notar que São Marcos de Éfeso, não só resistiu à comunhão com o Patriarca herético, enquanto vivo, mas mesmo depois da morte, mas ele recusou qualquer forma de comunhão. "Eu não desejo", este Atlas da Ortodoxia declara ", nem aceitar a comunhão com ele [isto é, o memorável Patriarca Latino] ou com os seu lacaios, de qualquer forma, seja durante a minha vida ou depois da minha morte, eu rejeito a comunhão e união com eles; e adjuro eu peço, que nenhum deles se aproximem de mim e de meu serviço funeral, nem mesmo dos de alguém pertencente à nós, assim como a tentativa de associar e concelebrar com o nosso clero. E com isso misturar o que não pode ser misturado. Por isso é necessário que eles [viz., a Latinizers] sejam completamente separados de nós, até que Deus concede a paz e a boa conversão de membros que deixaram a Sua Igreja. " (São Marcos de Éfeso, Patrologia graeca, vol. CLX, col. 536c.)
No entanto, a maior apostasia de todos os tempos foi certamente a do início do século 20. No passado, a Igreja tem sido atacada por vários heresias Cristológicas [viz., A respeito da pessoa de Cristo, divindade, humanidade, etc]. No entanto, a virada do século 20 marcou o surgimento de heresias eclesiológicas [viz., A respeito da Igreja, da Divina Graça, dos Santos Mistérios e da Tradição.] Estas modernas heresias eclesiológicas incluem a heresias do Modernismo, que apareceu pela primeira vez em 1922 na Rússia, como Renovacionismo, mas mais tarde apareceu em 1924 na Grécia, Roménia, Chipre, e em outras partes do mundo, sob a forma do Novo Calendarismo. A introdução do novo calendário é especialmente heterodoxo porque desafia a harmonia criada pelo Primeiro Concílio Ecumênico, e viola os tomos e cânones de vários Concílios Pan-Ortodoxos, como os de 1582, 1587 e 1593, que anatematizaram o novo calendário a partir do momento da sua criação no Ocidente.
O propagador dessas heresias foi o Patriarca Ecumênico, Meletios Metaxakis, que deu o seu apoio aos Renovacionistas tão logo que eles apareceram na Rússia, e convocou um chamado "Concílio Pan-Ortodoxo" de Constantinopla em 1923. Este "Concílio" formado por cinco maçons que ocupavam cargos episcopais, juntamente com um pequeno grupo de leigos e de um herético “bispo” anglicano, estava longe de ser Ortodoxo, para não dizermos Pan-Ortodoxo. Ele favoreceu a todas as mudanças Renovacionistas que tinha sido exposta, tais como um casamento ao episcopado, um segundo casamento aos padres, o encurtamento dos serviços (cortes nos serviços Eclesiais), etc, e também a proposta de introdução do novo calendário e tolerou uma forma de união e intercomunhão com os heréticos Anglicanos. Este falso "Sínodo" logo levaram a motins à rua, e o "patriarca" Meletius Metaxakis foi forçado a demitir-se. Menos de um ano mais tarde, em Março de 1924, um Sínodo local, na Grécia (com apenas cinco bispos na participação) coloca o "Concílio Pan-Ortodoxo" em prática através da aplicação do novo calendário, que foi seguida por tumultos entre os fiéis, na Grécia e no exterior e com protestos dos Patriarcas de Alexandria e Jerusalém. Mas, em vez de corrigir este erro, em Outubro desse ano, o Patriarcado de Constantinopla e as Igrejas da Roménia, Polónia e Finlândia, também aprovaram o novo calendário, a última também, que adopta a data papista para a Páscoa ou seja o Pascalion. Após Meletios Metaxakis usar suas ligações maçônicas para tornar-se "eleito" Patriarca de Alexandria, ele forçou o Patriarcado de Alexandria, além de, adoptar o novo calendário em 1928, que foi seguido em breve pela Igreja de Chipre, a mando do Governo britânico que controlava Chipre, naquele tempo, e tinha fortes laços com os memoráveis anglicanos, o "Patriarca" maçon Meletios Metaxakis. Dentro de décadas, o Patriarcado de Antioquia e da Igreja da Bulgária também aprovou o novo calendário, e forçou a usá-lo como um pré-requisito para a adesão ao "Mundo ortodoxo" (que tinha sido separada devido a razões nacionalistas, desde o final do século anterior).
Por último, a maior heresia dos nossos tempos é o ecumenismo, que não começa em 1965 como o maior número das jurisdições pseudo tradicionais (o dizem), tagarelice. Esta heresia entrou pela primeira vez no campo da Igreja Ortodoxa, em um nível oficial em 1920, quando o Patriarcado Ecumênico emitiu a famigerada Encíclica Patriarcal "Onde pode estar as Igrejas de Cristo", dirigida aos Papistas, anglicanos e todas as denominações protestantes . A referida encíclica propõe um ponto de onze planos de renovação e reforma da Igreja Ortodoxa a satisfazer os desejos das referidas heréticas denominações. Os primeiro 11 pontos sugeridos seria para promover a unidade de todos os “cristãos” "pela aceitação de um calendário uniforme para a celebração da grande festa cristã, ao mesmo tempo por todas as “igrejas”". Assim, a própria pedra angular do ecumenismo no seio da Igreja Ortodoxa foi a adopção do novo calendário que realmente ocorreu em 1924, apenas quatro anos depois que esta “encíclica Patriarcal” foi escrita. Ecumenismo também foi realizado, na prática, já na década de 1920, o "Patriarca" Meletios Metaxakis realizou serviços conjuntos com Anglicanos repetidamente durante todo o seu mandato, em cada um dos seus lugares, como Metropolita de Citium, como Metropolitana de Atenas, como Patriarca de Constantinopla, e com o Papa de Alexandria (Copta). Além disso, como mencionado anteriormente, ao "Concílio Pan-ortodoxo" de Constantinopla em 1923, a um “bispo” anglicano foi autorizado a participação como um membro válido do "Sínodo", mesmo sendo ele ser um herege.
Para obtermos um entendimento de quão profundo o "Mundo da Ortodoxia" realmente mergulhou no movimento ecumênico é certo desde a aurora da década de 1920, vamos olhar para Meletios Metaxakis sua vida como registrado em uma enciclopédia: "Seus diálogos com a Igreja Anglicana levantou controvérsias dentro da Ortodoxia. Em 17 de dezembro de 1921, o embaixador grego em Washington enviou uma mensagem para o prefeito de Tessalônica afirmando que Meletios "paramentado, tomou parte em um serviço Anglicano, ajoelhando-se na oração com os Anglicanos, venerando seu altar, deu um sermão e, mais tarde, abençoou todos os presentes. "Sob pressão de Meletios, o Patriarcado de Constantinopla aceitou a validade das ordens anglicanas em 1922, um ato contra o qual até Roma protestou. Então, em 1923, iniciou Meletios o" Pan-Ortodoxa " Sínodo ou Concílio (10 de maio a 8 de junho). Em 1 de junho clérigos e leigos que estavam descontentes com as inovações do Patriarca realizaram uma reunião que terminou em um ataque ao Phanar com o objetivo de deporem Meletios e expulsando-o de Constantinopla ". (OrthodoxWiki, Meletius IV (Metaxakis) of Constantinople, "Ecumenism and anglican outreach", link aqui.)
A atividade ecumênica entre o "Mundo da Ortodoxia" e as heréticas denominações protestantes e Anglicana, foi selada em 1948, quando os falsamente chamados hierarcas do "Mundo da Ortodoxia" se tornaram membros fundadores do Conselho Mundial de Igrejas, o principal órgão e navio do movimento ecumênico . Embora as falsamente chamadas Igrejas do "Mundo da Ortodoxia" não começaram a trabalhar na unidade ecumênica com os Papistas até a década de 1960, não foram os “hierarcas” do "Mundo da Ortodoxia", que foram hostis a tal idéia. Foi sim os Papistas que eram contra o Ecumenismo (até terem como pais, o sionismo e a Maçonaria) no Concílio Vaticano II, no qual o Papistas anunciaram a sua intenção de participar do Conselho Mundial de “Igrejas”, de que a "Ortodoxia Mundial" foi a fundadora e membro desde várias décadas antes de 1965. Assim, embora os Papistas não caíram no erro do Ecumenismo até a década de 1960, o "Mundo da Ortodoxia", por outro lado, caiu neste logo em 1920.
Portanto, a Verdadeira Igreja Ortodoxa emergida desde aquele tempo, ao saber, da criação da Pan-heresia do Ecumenismo em si, quando as heréticas encíclicas foi emitidas em 1920, e quanto ao seu primeiro ponto, alterar o calendário, foi posto em prática na Grécia apenas quatro anos mais tarde, em 1924. Os fiéis cristãos ortodoxos, se opuseram às heresias do sionismo, Maçonaria, Ecumenismo, Modernismo, Renovacionismo, Novo Calendarismo e Sergianismo assumiram o nome de Verdadeiros ortodoxos, tal como no tempo de São Gregório o Teólogo, assim como distinguiam-se a si mesmos dos hereges que se chamavam "ortodoxos".
Na Grécia, e nas regiões tradicionalmente pertencentes ao Patriarcado Ecumênico de Constantinopla, milhares de piedosos genuínos cristãos ortodoxos levantaram-se contra as novas heresias e preservaram a sua Confissão Ortodoxa, suas almas, e a Igreja da corrupção. Eles receberam um sinal divino, tal como no tempo da polêmica Ariana, com o sinal da preciosa cruz que novamente e milagrosamente apareceu nos céus, nesta ocasião, acima de uma capela no Monte. Hymittos, em Atenas, na Grécia, em 1925, onde os fiéis estavam reunidos para a celebração da Festa da jubilosa e Preciosa Cruz de acordo com o antigo calendário. Esta milagrosa Garantia de Deus (em grego: "Θεόθεν Βεβαίωσις") confortou aos Verdadeiros Fiéis Cristãos Ortodoxos e reforçou-os na sua piedosa luta para preservar a Sagrada Confissão Ortodoxa. O mesmo milagre ocorreu também em 1937, em Creta, para tranquilizar os fiéis que estavam corretamente no combate à heresia.

Se você é um grupo da Igreja ou mesmo um sacerdote ou leigo, e gostaria de entrar em diálogo teológico com os hierarcas da Verdadeira Igreja Ortodoxa, por favor envie um email para: padrepedroelucia@gmail.com.br

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Attikis, Greece
Sacerdote ortodoxo e busco interessados na Santa Fé, sem comprometimentos com as heresias colocadas por aqueles que não a compreendem perfeitamente ou o fazem com má intenção. Sou um sacerdote membro da Genuina Igreja Ortodoxa da Grecia, buscamos guardar a Santa Tradição e os Santos Canones inclusive dos Santos Concílios que anatematizam a mudança de calendário e aqueles que os seguem, como o Concílio de Nicéia que define o Menaion e o Pascalion e os Concílios Pan Ortodoxos de 1583, 1587, 1593 e 1848. Conheça a Santa Igreja neste humilde blog, mas rico no conteúdo do Magistério da Santa Igreja. "bem-aventurado sois quando vos insultarem e perseguirem e mentindo disserem todo gênero de calúnias contra vós por minha causa. Exultai e alegrai-vos pois será grande a vossa recompensa no Reino dos Céus." "Pregue a Verdade quer agrade quer desagrade. Se busca agradar a Deus és servo de Deus, mas se buscas agradar aos homens és servo dos homens." S. Paulo. padrepedroelucia@gmail.com