RESUMO CONCISO
das heresias soteriológicas do Bp. Kirykos Kontogiannis
Traduzido
pelo Presbítero Pedro Anacleto
O Bp. Kirykos diz a seus seguidores que aqueles que reagiram
contra a sua política em relação à questão da Sagrada Comunhão, supostamente
ensinam que os fiéis devem comer carne e produtos lácteos, na preparação para a
Comunhão.
Mas esta é
a calúnia mais ridícula. Ele espalha unicamente esta calúnia, a fim de encobrir
suas duas cartas heréticas ao Padre Pedro. As cartas referidas foram enviadas durante
a Grande Quaresma, durante a qual não só não há consumo de carne, mas mesmo
azeite e vinho não são consumidos exceto e somente aos Sábados e Domingos.
Portanto, desde que o escândalo ocorreu no Domingo da
Ortodoxia e continuou ainda no Domingo da Veneração da Santa Cruz (ambas caem
na Quaresma), e uma vez que o Pe. Pedro denunciou o Bp. Kirykos antes do início
da Semana Santa, como pode o Bp. Kirykos calúniar ser acreditado, em relação ao
consumo de carne? Na realidade, é o Bp. Kirykos-se que blasfema e prega
heresias sem o menor sinal de arrependimento.
Herética é a teoria do Bp. Kirykos que os cristãos não devem
comungar aos Domingos, mas apenas aos Sábados. Ele destrói o significado
soteriológico cristão do domingo como o dia da salvação e da Vida Eterna, e ele
substitui o Sábado dos Judeus! (Heresia = Sabatianismo)
Herética é a teoria do Bp. Kirykos que o jejum sem óleo faz
um Cristão "digno" da Comunhão, sem qualquer referência ao mistério
da Confissão e da doutrina da Igreja que só Deus torna o homem digno, porque
sem Deus, ninguém é digno. (Heresia = Pelagianismo).
Herética é a teoria do Bp. Kirykos de que a Santa e contínua
Comunhão foi permitida aos primeiros cristãos, supostamente porque foram todos ascetas
e jejuadores, e que este jejum os fazia "dignos de comungar," quando
na realidade os primeiros cristãos viveram no mundo, e mesmo os bispos eram
casados, eles só conheciam os jejuns da Grande Quaresma e de toda Quarta-feira
e Sexta-feira, enquanto os cristãos ortodoxos de hoje têm vários jejuns a mais
(Dormição, Natividade, Apóstolos, etc). Os Santos Apóstolos em seus Cânones nos
proíbem do jejum aos Sábados.
O Sínodo de Gangra anatematiza aqueles que chamam a carne ou
o casamento imundo ou um motivo de indignidade para comungar, como está escrito
no 1 º e 2º cânones do Sínodo. (Heresia do Bp. Kirykos = maniqueísmo).
Herética é a teoria do Bp. Kirykos que só "pela
economia", ele permite
alguém "com sorte" comungar no Domingo durante a
Grande Quaresma, desde que tal
pessoa jejue estritamente no sábado anterior, sem óleo,
enquanto que o Cânon Apostólico 64 proíbe isso, e o 55º cânon do Quinto e Sexto
Concílio adverte a Igreja da Velha Roma, para que esta cacodoxa e cacopraxia
cesse. (Motivo ao qual criaram a devoção do escapulário do Carmo, para não
comerem carne ao Sábado, com promessa de retirada da alma do purgatório no
próximo sábado depois de sua morte).
Adicionalmente, São Fótios, o Grande, em sua "Encíclica
aos Patriarcas Orientais "chama o ato do estrito jejum nos sábados da
Grande Quaresma "a primeira heresia, dos ocidentais" (Heresia do Bp.
Kirykos = Frankismo).
Herética é a teoria do Bp. Kirykos que os leigos são
indignos devido ao fato deles serem leigos, e que, fora dos períodos de jejum
eles devem se preparar para a comunhão pelo jejum por 7 dias sem carne, 5 dias
sem laticínios, 3 dias sem óleo ou vinho, 1 dia sem azeitonas e produtos de
gergelim.
Ele exige este jejum a todos os leigos, casados ou virgens,
sejam velhos ou jovens, e sem permitir que o pai espiritual julgue aqueles que
confessam-lhe com um jejum mais estrito ou mais fácil, de acordo com seus
pecados. Em outras palavras, seu único pecado e a causa a necessidade deste
longo jejum é o fato de que eles são leigos! Paradoxalmente, o próprio Bp.
Kirykos come ovos, queijo,
Leite, etc, tão tarde perto da meia-noite de um Sábado à noite
e, em seguida, ele serve a
Liturgia e Comunga, no Domingo, sem se sentir
"indigno". Ele justifica sua hipocrisia dizendo: "Eu estou
autorizado a comer o que eu quero porque eu sou um bispo! "Ufa! Em outras
palavras, ele acredita que sua dignidade Episcopal faz ele "digno" de
comunhão sem ter a necessidade de jejum, mesmo por um dia, enquanto que os
leigos precisam estar em jejum por uma semana inteira, simplesmente porque são leigos!
Este sistema foi mantido pelos fariseus, e eles foram condenados pelo Senhor,
porque eles colocaram fardos pesados sobre os ombros dos homens, enquanto
eles não ajudaram a levantar o peso com um único dedo. (Heresia = farisaísmo).
Herética é a teoria do Bp. Kirykos que os cânones sagrados
não se podem aplicar em nossos tempos, mas que eles são apenas para a era
apostólica. Ele prega que naquela época a Igreja era "digna" de comungar,
mas que agora somos todos caídos e por isso os Cânones Sagrados deve ser
interpretados de forma diferente, e não no mesmo contexto em que foram
interpretados pelos Santos Padres. Em outras palavras, o Bp. Kirykos prega que
de uma forma era a Igreja Apostólica, e de outra forma estamos hoje, e que
"temos de voltar." Assim dizendo, esquece da promessa do Senhor de
que "as portas do inferno não prevalecerão" contra a Igreja, e ele
blasfema o versículo do Símbolo da Fé, em que confessamos que também nós, hoje,
pela misericórdia de Deus, pertencemos à “Uma, Santo, Igreja Católica e Apostólica
", e que não há tal coisa como a outra Igreja dos tempos apostólicos, e
uma Igreja diferente hoje, mas que existe SOMENTE UMA IGREJA DE CRISTO, tanto
naquela época quanto agora, com a mesma exigência a cumprir os Cânones Sagrados
e interpretá-los exatamente como os Santos Pais interpretavam. Os únicos que
acreditam em uma primeira "Igreja Apostólica" e uma queda mais tarde,
e que "devemos retornar", são os Quiliastas e Ecumenistas, estes
muitos hereges que o BP. Kirykos supostamente combate, e ele ainda prega suas
cacodoxias (Heresias = Quiliasmo e Ecumenismo).