quinta-feira, 30 de abril de 2009

Martírio do Salvador na Cruz Significado e Poder

Martírio do
Salvador na Cruz
Significado e Poder

Autor: Bispo Alexander (Mileant) Tradução: N. Namestnikov



Conteúdo:

O mistério da redenção. O Cordeiro de Deus, Que tomou sobre Si os pecados do mundo. Cristo fala dos próprios padecimentos na Cruz. O que os apóstolos ensinaram sobre o sacrifício redentor do Salvador. O significado da Cruz de Cristo em nossa vida. Suplemento Akáfist a nosso Senhor Jesus Cristo.


O mistério da redenção.



A seguinte estória poderá esclarecer parcialmente o assunto que queremos discutir aqui. Um homem rico era pai de dois filhos. O primogênito era calmo, trabalhador e obediente. O mais novo, ao contrário, era preguiçoso, descuidado e teimoso e gostava de fugir de casa para viver cercado de más companhias, magoando seu pai imensamente.

Certa vez, o pai ausentou-se por alguns dias acompanhado do filho mais velho e o mais novo aproveitou-se da ocasião e decidiu dar uma festa para seus amigos em casa. A música ressoou e o vinho jorrou. Os amigos excitados pelo vinho iniciaram uma discussão, que se seguiu de uma grande luta resultando em vários feridos e um incêndio na casa. O jovem fugiu e desapareceu para escapar do castigo. O pai ao retornar para casa ficou muito aborrecido com seu filho. O filho mais velho sentindo pena de seu irmão, foi procurá-lo. Depois de buscá-lo por muitos anos, ele finalmente encontrou-o doente e em estado lastimável, encarcerado em uma cidade vizinha. Ele pagou a fiança, cuidou de sua saúde, vestiu-o com roupas novas e o levou para casa. Entretanto, o filho mais novo reconhecendo-se culpado, temia aparecer diante de seu pai. O irmão mais velho para ajudá-lo foi até o pai, lançou-se de joelhos diante dele e chorando, suplicou o perdão para o irmão mais novo, garantindo que ele havia mudado e se prontificou a restituir todos os prejuízos que seu irmão havia causado. O pai, comovido pela demonstração de amor do filho mais velho, perdoou tudo e aceitou o mais novo incondicionalmente de braços abertos. O mais jovem tendo tornado-se experiente pelas desgraças sofridas e sobretudo pela generosidade de seu irmão, mudou completamente e permaneceu para o resto de sua vida como consolo e apoio para seu velho pai.

A semelhança dessa estória com o ensinamento cristão em relação à salvação da humanidade levada a efeito por nosso Senhor Jesus Cristo, consiste no fato de que todos os homens assim como o irmão mais novo passaram a viver na iniqüidade, privando-se do auxílio de Deus e se sujeitando a um grande número de sofrimentos. O Senhor Jesus Cristo, assim como o irmão mais velho, veio ao nosso mundo pecador para nos salvar e nos devolver à casa de nosso Pai ― ao Paraíso. Ele nos libertou de nossa escravidão às paixões e curou os males de nossa alma. Através de Seu sacrifício devolveu-nos o auxílio do Pai Celestial, mostrou-nos o caminho da Vida Eterna e com Seu amor infinito inspirou-nos o desejo e força para a prática do bem.

As Sagradas Escrituras utilizam exemplos vivos da vida diária, que são as parábolas referentes ao pastoreio e à agricultura da época, tornando assim mais compreensiva a ação salvadora de nosso Senhor Jesus Cristo. Entre as mais relevantes para nosso assunto estão a parábola da ovelha desgarrada, encontrada e salva pelo bom pastor (cf. Mt 18:12-14); a parábola da figueira estéril, cuidada pelo jardineiro precavido (cf. Lc 13:6-9) e a parábola da vinha, que veio o filho do dono para a colheita (cf. Mt 21:33-44; Is 5:1-8). Essas narrativas bíblicas, por um lado, lembram-nos como a raça humana tornou-se perdida e espiritualmente estéril por causa do pecado; por outro lado, elas revelam que a razão principal que levou o Filho de Deus vir a terra foi Seu amor e Sua grande compaixão para conosco.

Quanto mais estudamos as Escrituras mais nos convencemos, de que os sofrimentos de redenção na cruz do Homem-Deus constitui o ponto primordial da vida terrena do Filho de Deus encarnado. Ele lavou nossos pecados com Seus sofrimentos e restituiu nossa dívida com Deus, ou na linguagem das Sagradas Escrituras, Ele nos "redimiu." No Gólgota está o mistério indecifrável da infinita veracidade do amor de Deus. Os pescadores da Galiléia testemunham com a maior simplicidade, que o Filho Unigênito de Deus encarnado, voluntariamente, tomou para Si a culpa da humanidade e sofreu por ela uma humilhante e atormentada morte na cruz, ressuscitando ao terceiro dia, vencendo a morte e o inferno. Os apóstolos não tentam explicar, porque para o perdão dos pecados foi necessário um Sacrifício tão terrível ou se Deus tinha algum outro caminho para nos salvar. Sem dúvida, a vida toda de nosso Senhor Jesus Cristo, cada palavra e atitude, incluindo Sua encarnação estava dirigida para nós. Isso nos faz pensar que Ele veio a terra e Se fez homem, colocando em nossa natureza corroída a torrente poderosa de Sua força Divina. As Suas orações pelo mundo, os exemplos de Seu amor e compaixão para com os fracos e oprimidos, o Seu amor ao próximo e Sua pureza, a Sua obediência absoluta ao Pai Celestial e todas as Suas ações eram para a salvação dos homens. O objetivo de Seu piedoso ensinamento com relação ao caminho que cada um deveria crer e viver e como cada um deveria esforçar-se para obter o Reino do Céu era para a salvação do homem. Suas profecias e Seus incontáveis milagres confirmam a veracidade de Suas palavras e de Sua procedência celestial. Entretanto, é importante perceber que todas essas obras do Salvador não diminui o significado da Cruz. Nós fomos ensinados pelas Escrituras, que Seus sofrimentos voluntários e morte foram absolutamente necessários para nossa salvação, ou seja, que Sua morte na Cruz não ocorreu como conseqüência de circunstâncias desfavoráveis, nem porque Ele aceitou isso somente para nos advertir, conforme explicam alguns de modo simplificado, mas isso foi o principal e mais importante acontecimento de Sua missão redentora. O Senhor veio ao mundo especialmente para nos salvar através de Seus sofrimentos!

O ensinamento cristão sobre a crucificação do Deus-Homem tornou-se uma "pedra no caminho" para certas pessoas com seus conceitos religiosos-filosóficos já formados. Conforme sabemos pelas Escrituras, apresentava-se contraditória e até vergonhosa para muitos hebreus, pagãos e pessoas da cultura grega dos tempos apostólicos, a afirmação de que o Deus Onipotente e Eterno veio a terra na imagem de um homem mortal e que suportou voluntariamente espancamentos, cuspidas no rosto e uma morte vergonhosa, e que esta ação notável foi para o benefício espiritual da humanidade. "Tal coisa é impossível"! ― exclamavam uns; "Isso é desnecessário”! ― afirmavam outros.

Esse aparente "disparate" da mensagem cristã é intencional para testar toda a disposição do homem para a fé e para a confiança em seu Salvador. O apóstolo Paulo compartilha com seus discípulos a experiência de suas pregações sobre a salvação em sua epístola aos Coríntios:

"Porque Cristo não me enviou a batizar, mas a pregar o Evangelho, não com a sabedoria das palavras, para que não se torne inútil a cruz de Cristo. Efetivamente, a palavra da cruz é uma loucura para os que se perdem, mas, para os que se salvam, isto é, para nós, é a virtude de Deus. Porque está escrito: "Destruirei a sabedoria dos sábios e reprovarei a prudência dos prudentes." Onde está o sábio? Onde o escriba? Onde o indagador deste século? Porventura não convenceu Deus de loucura a sabedoria deste mundo? De fato, como ante a sabedoria de Deus o mundo não conheceu a Deus por meio da sabedoria, aprouve a Deus salvar os crentes por meio da loucura da pregação. Enquanto os judeus exigem milagres e os gregos buscam a sabedoria, nós pregamos a Cristo crucificado, que é escândalo para os judeus e loucura para os gentios, mas, para os que são chamados, quer dos judeus, quer dos gregos, é Cristo virtude de Deus e Sabedoria de Deus" (1Cor 1:17-24).

Em outras palavras, o apóstolo esclarece, que alguns viam no cristianismo atos de tentação e insensatez, mas no entanto, isso se constituía numa grandiosa manifestação da sabedoria e onipotência Divina. A mensagem da morte redentora e da ressurreição do Salvador serve como fundamento para muitas outras verdades cristãs, como por exemplo, os dons do Espírito Santo e a força dos sacramentos, o objetivo de nossa vida temporária, de nossos sofrimentos, sacrifícios e lutas, a aquisição das virtudes, a necessidade do julgamento final e a ressurreição da morte.
O modo como as pessoas compreendem os sofrimentos do Salvador na Cruz, revela a sua disposição oculta para o bem ou para o mal. Simeão, o justo, profetizou esse fato à Virgem Maria quando Ela trouxe o Menino Jesus ao templo: "Eis que este (Menino) está posto para ruína e para ressurreição de muitos em Israel, e para ser alvo de contradição... a fim de se descobrirem os pensamentos escondidos nos corações de muitos" (Lc 2:34-35).

Juntamente com isso, a morte redentora de Cristo, um acontecimento que não pode ser explicado pela lógica humana e que é até certo ponto "atrativa para o mortal," possui uma força revitalizante que é sentida por aquele que crê. Tanto o último dos escravos quanto o mais poderoso dos reis, tanto o obscuro ignorante quanto o mais sábio entre os sábios, renovados e aquecidos por essa força espiritual, trêmulos prostraram-se diante do Gólgota.
O mistério da salvação da humanidade acha-se intimamente ligado com uma série de fatores espirituais e psicológicos vitais. Para se entender esse mistério ao menos parcialmente, tem que se entender primeiro os seus fatores relacionados:

a. compreender a essência dos males atribuídos ao ser humano, que foram causados pelo pecado original, e ao mesmo tempo compreender o enfraquecimento de sua vontade frente ao combate contra o mal;
b. compreender como a vontade do demônio, por causa de nossos pecados, ganhou a habilidade de incutir e até mesmo de escravizar nossos desejos;
c. compreender como o amor de uma pessoa, é capaz de influenciar favoravelmente uma outra pessoa e enobrecê-la. Compreender que se o amor verdadeiro é predominantemente um sacrifício de amor ao próximo, ou seja, de renuncia à própria vida por amor ao outro, esta é sem dúvida, a maior expressão de amor;
d. entender que se a força do amor humano é compreendida, é preciso elevar-se para a compreensão da força do amor infinito de Deus e entender como essa força penetra na alma daquele que crê, curando-o, elevando-o e transformando seu mundo interior;
e. compreender que além disso, há o outro lado da redenção que transcende nosso mundo físico. Na cruz ocorreu uma batalha entre o Encarnado Filho de Deus e o orgulhoso Lúcifer (satanás). Sob a imagem de um corpo indefeso, Jesus Cristo ocultou Sua natureza divina e com isso dominou o satanás e seu reino da escuridão.

Os detalhes da batalha espiritual e da vitória Divina permanecem para nós um mistério. De acordo com o apóstolo Pedro, nem os anjos entendem completamente a verdade da Redenção (cf. 1Pedro 1:12). Isso pode ser comparado ao misterioso livro selado, que somente o Cordeiro de Deus foi merecedor de abrir e ler (cf. Apoc 5:1-7).


O Cordeiro de Deus, Que
tomou sobre Si os pecados do mundo.

Os sofrimentos do Messias e Sua morte redentora foi o assunto de numerosas profecias e acontecimentos espirituais significantes do Antigo Testamento. Entre eles estão o sacrifício de Isaac (cf. Gên 22:1-18), a elevação da serpente de bronze no deserto (cf. Núm 21:4-9), os sacrifícios realizados no templo de Jerusalém, o ritual do bode expiatório (cf. Lev 16:1-34) e outros acontecimentos bíblicos. A profecia encontrada no capítulo 53 do livro de Isaías, é a profecia mais clara entre as do Antigo Testamento com relação ao sofrimento do Messias:

"Quem deu crédito ao que nós ouvimos? E a quem foi revelado o braço do Senhor? Ele subirá como o arbusto diante Dele, e como raiz que sai de uma terra sequiosa; Ele não tem beleza, nem formosura; vimo-Lo, não tinha parecença do que era, e por isso não fizemos caso Dele. Ele era desprezado, o último dos homens, um homem de dores, experimentado nos sofrimentos; o Seu rosto estava encoberto; era desprezado, e por isso nenhum caso fizemos Dele. Verdadeiramente Ele foi o que tomou sobre si as nossas fraquezas, Ele mesmo carregou com as nossas dores; nós O reputamos como um leproso, como um homem ferido por Deus e humilhado. Mas foi ferido por causa das nossas iniqüidades, foi despedaçado por causa dos nossos crimes; o castigo que nos devia trazer a paz, caiu sobre Ele, e nós fomos sarados com as Suas pisaduras. Todos nós andamos desgarrados como ovelhas; cada um se extraviou por seu caminho; e o Senhor carregou sobre Ele a iniqüidade de todos nós. Foi oferecido (em sacrifício), porque Ele mesmo quis, e não abriu a Sua boca; como uma ovelha que é levada ao matadouro, como um cordeiro diante do que o tosquia, guardou silêncio e não abriu sequer a Sua boca. Ele foi tirado pela angústia e pelo juízo. Quem contará a Sua geração? Porque Ele foi cortado da terra dos viventes; eu O feri por causa da maldade do meu povo. E (o Senhor) Lhe dará os ímpios (convertidos) em recompensa da Sua sepultura, e o rico em recompensa da Sua morte; porque Ele não cometeu iniqüidade, nem nunca se achou dolo na Sua boca. O Senhor quis consumi-Lo com sofrimentos, mas, quando tiver oferecido a Sua vida pelo pecado, verá uma descedência perdurável, e a vontade do Senhor prosperará nas Suas mãos. Verá o fruto do que a Sua alma trabalhou, e ficará satisfeito. Este mesmo justo, Meu servo (diz o Senhor) justificará muitos com a Sua ciência, e tomará sobre Si as suas iniqüidades. Por isso eu Lhe darei por sorte uma grande multidão e Ele distribuirá os despojos dos fortes, porque entregou a Sua vida à morte, foi posto no número dos malfeitores, tomou sobre Si os pecados de muitos e intercedeu pelos pecadores" (Is 53).

Apesar dessa profecia ter sido escrita a mais de sete séculos antes de Cristo, sua linguagem é tão clara como se ela tivesse sido narrada por uma testemunha ocular perante ao pé da cruz.
João Batista, sem dúvida, referiu-se a essa mesma profecia, quando apontando para Jesus, disse aos judeus:
"Contemplem, o Cordeiro de Deus, Que tira os pecados do mundo."
A seguir, examinaremos o que nosso Salvador e Seus discípulos disseram sobre a redenção.


Cristo fala dos próprios
padecimentos na Cruz.

O Senhor Jesus Cristo começou a falar sobre Seus sofrimentos futuros para Seus apóstolos no primeiro ano de Seu ministério público. Assim, por exemplo, Ele dizia aos apóstolos que:
"Devia ir a Jerusalém, padecer muitas coisas dos anciãos, dos príncipes dos sacerdotes e dos escribas, ser morto e ressuscitar ao terceiro dia" (Mt 16:21).

O apóstolo Pedro motivado por sentimentos generosos para com o Mestre, tentou desaconselhá-Lo de semelhante sacrifício, mas o Senhor repreendeu-o de maneira decisiva dizendo: "Retira-te de Mim, satanás; tu serves-Me de escândalo, porque não tens a sabedoria das coisas de Deus, mas dos homens" (Mt 16:23).

Não muito tempo depois, o Senhor explicando aos apóstolos a finalidade de Sua vinda à terra, disse-lhes: "Assim como o Filho do Homem não veio para ser servido, mas para servir e dar a Sua vida para redenção de muitos" (Mt 20:28).

Poucos dias antes de Sua crucificação, o Senhor Jesus Cristo falou novamente da grande tarefa que O aguardava, e explicou a Seus apóstolos, que Ele veio a terra precisamente para concluir essa tarefa: "Agora a Minha alma está turbada. E que direi Eu? Pai, livra-Me desta hora. Mas é para isso que Eu cheguei a esta hora" (Jo 12:27).

Somente na Última Ceia durante a despedida, o Salvador falou mais claramente a Seus discípulos sobre os benefícios espirituais de Seu sofrimento e sobre a morte que O aguardava. O Senhor esclareceu em particular que Ele precisava sofrer para:

• a condenação do demônio,
• levar as pessoas à salvação,
• a remissão dos pecados,
• o envio do Espírito Santo a terra e
• a preparação de moradias celestes.

O Senhor explicou que Sua morte seria benéfica para a humanidade: "Em verdade, em verdade vos digo que se o grão de trigo, que cai na terra, não morrer, fica infecundo; mas, se morrer, produz muito fruto" (Jo 12:24-25). "Agora é o juízo deste mundo; agora será lançado fora o príncipe deste mundo. E Eu, quando for levantado da terra, atrairei todos a Mim. (Dizia isto para designar de que morte havia de morrer" (Jo 12:31-33).

Durante a Última Ceia, Jesus Cristo instituiu o Sacramento da Comunhão e fundamentou a força de purificação desse Sacramento em Seu sofrimento futuro. Primeiro, Jesus tomou o pão, abençoou-o, partiu-o e o deu a Seus discípulos, dizendo: "Tomai e comei; isto é o Meu corpo" (Mt 26:26; Lc 22:19). Depois, Ele tomou o cálice com vinho, deu graças e o deu a Seus discípulos, dizendo: "Bebei dele todos. Porque isto é o Meu Sangue, o sangue da Nova Aliança, que será derramado por muitos para remissão dos pecados" (Mt 26:27-28; Lc 22:17).
Após a Comunhão, o Senhor esclareceu para os discípulos em palavras muito convincentes, que Seu sofrimento na Cruz era necessário para os fiéis receberem os dons do Espírito Santo: "Mas Eu digo-vos a verdade: A vós convém que Eu vá, porque, se Eu não for, não virá a vós o Paráclito; mas, se for, Eu vo-lo enviarei" (João 16:7). Além disso, Jesus explicou aos apóstolos, que Ele tinha tomado para Si de livre arbítrio o sacrifício redentor devido a Seu grande amor para com os homens. O Salvador referindo-Se a parábola da ovelha desgarrada, disse-lhes, que Ele é o bom pastor: "O bom pastor expõe a Sua vida pelas Suas ovelhas" (Jo 10:11).
"Por isso Meu Pai Me ama, porque dou a Minha vida para outra vez a assumir. Ninguém Ma tira, mas Eu por Mim mesmo a dou e tenho o poder de a dar e poder de a reassumir" (Jo 10:17-18). "Não há maior amor do que dar a própria vida pelos seus amigos. Vós sois meus amigos se fizerdes o que Eu vos mando" (Jo 15:13-14). Embora o sofrimento de Cristo na cruz estivesse afligindo imensamente todos Seus discípulos, eles estavam sendo consolados pelo próximo renascimento espiritual: "A mulher, quando dá à luz, está em sofrimento, porque chegou a sua hora, mas, depois que deu à luz um menino, já se não lembra da aflição pelo gozo que tem de ter nascido um homem no mundo" (João 16:21).

Como conseqüência de Sua morte na cruz, moradas celestiais são preparadas para os fiéis: "Depois que Eu tiver ido e vos tiver preparado o lugar, virei novamente e tomar-vos-ei Comigo para que, onde Eu estou, estejais vós também" (João 14:3), isto é, na Sua Glória Eterna. Embora as palavras do Salvador fossem tão diretas e precisas, os apóstolos tornaram-se pessoalmente seguros dos grandes benefícios de Sua morte redentora somente após a descida do Espírito Santo. Posteriormente, eles empregaram toda a oportunidade de compartilhar suas experiências com seus seguidores.


O que os apóstolos ensinaram
sobre o sacrifício redentor do Salvador.

A mensagem da salvação da humanidade através da morte e da ressurreição do Filho de Deus encarnado ocupa o centro dos ensinamentos apostólicos, conforme vemos no livro dos Atos dos Apóstolos e em outros livros do Novo Testamento. Os apóstolos usavam essa mensagem como base para todas suas instruções posteriores. Eles viam, em primeiro lugar, na vinda do Filho de Deus a terra e em Sua morte redentora o Seu infinito amor para com os homens. O seguinte trecho ilustra o que eles muitas vezes diziam sobre isso: "Nisto conhecemos o amor de Deus: em ter dado a Sua vida por nós; igualmente nós devemos também dar a vida pelos nossos irmãos" (1Jo 3:16).

"Por que motivo, pois, quando nós ainda estávamos enfermos morreu Cristo, no tempo determinado, pelos ímpios? Ora é difícil haver quem morra por um justo, ainda que alguém se resolva talvez a morrer por um homem de bem. Mas Deus manifesta a Sua caridade para conosco, porque, quando ainda éramos pecadores, no tempo oportuno morreu Cristo por nós. Pois muito mais agora, que estamos justificados pelo Seu sangue, seremos salvos da ira por Ele mesmo. Porque se, sendo nós inimigos, fomos reconciliados com Deus pela morte de Seu Filho, muito mais, estando já reconciliados, seremos salvos por Sua vida" (Rom 5:6-10).

Os apóstolos falaram, primeiramente, das grandes bênçãos, que a morte redentora de Cristo trouxe para o mundo e ensinaram especialmente que Cristo com Sua morte:
• corrigiu nossa desobediência,
• redimiu nossos pecados,
• livrou-nos do poder do demônio,
• libertou as almas do inferno,
• reconciliou-nos com Deus,
• estabeleceu a base para o Novo Testamento,
• santificou e fortaleceu-nos com o Espírito Santo e
• deu-nos a Vida Eterna.

A seguir, nós apresentaremos suas palavras sobre esses tópicos.

Quanto à obediência de Cristo, o apóstolo Paulo esclarece que: "O Qual, existindo na forma (ou natureza) de Deus, não julgou que fosse uma rapina o Seu ser igual a Deus, mas aniquilou-Se a Si mesmo, tomando a forma de servo, tornando-Se semelhante aos homens e sendo reconhecido por condição como homem. Humilhou-Se a Si mesmo, feito obediente até a morte, e morte de cruz! Por isso também Deus O exaltou e Lhe deu um nome que está acima de todo o nome" (Flp 2:6-9).

Um pouco mais adiante, o apóstolo retoma: "Porque, assim como pela desobediência de um só homem, muitos se tornaram pecadores, assim pela obediência de um só, muitos virão a ser justos" (Rom 5:19).

Quanto ao significado purificador da morte do Salvador na cruz, eles falam na mais clara e viva linguagem:

"Foi Ele mesmo que levou os nossos pecados em Seu corpo sobre o madeiro, a fim de que, mortos para os pecados, vivamos para a justiça; "por Suas chagas fostes sarados." Porque vós éreis como ovelhas desgarradas, mas agora vos convertestes ao pastor e bispo das vossas almas" (1Pdr 2:24-25). "Porém, se andamos na luz, como Ele mesmo também está na luz, temos comunhão recíproca, e o sangue de Jesus Cristo, Seu filho, nos purifica de todo o pecado" (1Jo 1:7). "Ele é propiciador pelos nossos pecados, e não somente pelos nossos, mas também pelos de todo o mundo" (1Jo 2:2).

Quanto a libertação das pessoas do vínculo do demônio, eles escrevem: "E a vós, que estáveis mortos pelos vossos pecados e pela incircuncisão da vossa carne, vos deu vida juntamente com Ele, perdoando-vos todos os pecados; cancelando o quirógrafo do decreto que nos era desfavorável, que era contra nós, e o aboliu inteiramente, encravando-O na cruz, e, despojando os Principados e Potestades, levou-os (cativos) gloriosamente, triunfando em público deles em Si mesmo" (Col 2:13-15).

Quanto a libertação das almas do inferno, nós citaremos a profecia de Zacarias, mencionada por Paulo: "Ele anunciará a paz às nações e o Seu poder se estenderá de um mar até ao outro mar e desde os rios até às extremidades da terra. Tu também, por causa do sangue da Tua aliança, fizeste sair os teus cativos do lago, em que não há água" (Zac 9:10-11).

Quanto a reconciliação dos seres humanos com Deus, nós lemos: "Porque se, sendo nós inimigos, fomos reconciliados com Deus pela morte de Seu Filho, muito mais, estando já reconciliados, seremos salvos por Sua vida" (Rom 5:10).

Mais adiante, o apóstolo escreve aos antigos pagãos: "E, tendo sido vós noutro tempo estranhos, inimigos (de Deus) de coração, pelas más obras, agora reconciliou-vos por meio da Sua morte no Seu corpo de carne, para vos apresentar santos e imaculados e irrepreensíveis diante Dele" (Col 1:21-22); (cf. Gál 3:13-14; cf. 2Cor 5:18-19).

Quanto ao estabelecimento do Novo Testamento (ou Novo Compromisso), Paulo relembra a profecia de Jeremias na epístola aos hebreus: "Eis virão dias em que Eu contrairei com a casa de Israel e com a casa de Judá uma Nova Aliança, diferente da aliança que fiz com os seus pais no dia em que lhes peguei pela mão para os tirar da terra do Egito; porém, visto que eles não perseveraram na Minha aliança, também Eu Me desinteressei deles, diz o Senhor. Mas esta é a aliança que estabelecerei com a casa de Israel depois daqueles dias, diz o Senhor: porei as Minhas leis no seu espírito e as escreverei sobre o seu coração, e serei o seu Deus, e eles serão o Meu povo; cada um não ensinará mais a seu próximo, nem cada um a seu irmão, dizendo: conhece o Senhor, porque todos eles me conhecerão, desde o mais pequeno até ao maior, pois perdoarei as suas iniqüidades e não me lembrarei mais dos seus pecados" (Hebr 8:8-12; cf. Jer 31:31-34).

Mais além, o apóstolo esclarece: "De fato, onde há um testamento, é necessário que intervenha a morte do testador, porque o testamento só produz seu efeito em caso de morte, não tendo força enquanto vive o testador" (Hebr 9:16-17).

Falando sobre a santificação dos fiéis, o apóstolo Paulo compara a provação de Cristo aos sacrifícios realizados no templo do Antigo Testamento: "Mas Cristo, vindo como pontífice dos bens futuros, (passando) pelo meio de um tabernáculo mais excelente e perfeito, não feito por mão de homem, isto é, não desta criação, e não com o sangue dos bodes ou dos bezerros, mas com o Seu próprio sangue, entrou uma só vez no Santo dos Santos, depois de ter adquirido uma redenção eterna. Com efeito, se o sangue dos bodes e dos touros, e a cinza de uma novilha aspergindo os impuros, os santifica quanto à pureza da carne, quanto mais o sangue de Cristo, Que pelo Espírito Santo Se ofereceu a Si mesmo sem mácula a Deus, purificará a nossa consciência das obras da morte para servir ao Deus vivo?" (Hebr 9:11-14).
"Ora, onde há remissão dos pecados, não é necessária a oblação pelo pecado" (Hebr 10:18).
Por causa da morte redentora do Messias, o Pai Celestial envia aos fiéis a graça do Espírito Santo.

De agora em diante, a força divina ajudará o cristão a lutar contra o pecado e a viver honradamente. O apóstolo chama essa ajuda divina de "A Lei do Espírito" em contraste com a lei impotente e austera do Antigo Testamento: "Porque a lei do Espírito de vida em Jesus Cristo me livrou da lei do pecado e da morte. Porquanto, o que era impossível à lei, porque se achava sem força por causa da carne, enviando Deus Seu Filho em carne semelhante à do pecado, por causa do pecado condenou o pecado na carne, para que a justiça da lei fosse cumprida em nós, que não andamos segundo a carne, mas segundo o espírito" (Rom 8:2-4; cf. Rom 7:23).

Finalmente, o apóstolo lembra aos cristãos o mais alegre resultado do sacrifício redentor de Cristo, que foi a vitória sobre a morte e a ressurreição de todos. Paulo consola-os dizendo: "Precisamente, por isto, é que Cristo morreu e ressuscitou: para ser Senhor dos mortos e dos vivos" (Rom 14:9). "Mas Cristo ressuscitou dos mortos, sendo Ele as primícias dos que dormem, porque, assim como a morte veio por um homem, também por um Homem veio a ressurreição dos mortos. E, assim como todos morrem em Adão, assim também todos serão vivificados em Cristo" (1Cor 15:20-22).

Nota: As comparações ocasionalmente feitas pelos pais da Igreja, que mostram a íntima relação entre o pecado de Adão e o sacrifício de Cristo na Cruz, são também de interesse para o cristão: a árvore do conhecimento no Eden e a árvore feita cruz no Gólgota; a revolta de Adão e a grande obediência de Cristo; a pretensão soberba de tornar-se rei e a coroa de espinhos; a doçura do fruto proibido e o amargor do fel; as mãos insolentes estendendo-se para a árvore e as mãos indefesas pregadas na cruz; a perda da vida e a expulsão do paraíso e a oferta da vida e o retorno ao paraíso.


O significado da Cruz
de Cristo em nossa vida.

Os apóstolos ensinam, conforme vimos, que todas as bênçãos dessa vida e da vida futura é o resultado direto do sofrimento na cruz do Filho de Deus encarnado. Essas bênçãos não se estendem somente sobre a humanidade, mas também sobre toda a natureza e até mesmo sobre todo o universo e elas serão renovadas no dia da ressurreição geral (cf. Rom 8:18; 2Pdr 3:13).
A bênção mais importante resultante da morte redentora e da ressurreição de Cristo para o ser humano é o dom de uma nova vida em Cristo e a capacidade de viver aperfeiçoando-se espiritualmente, para tornar-se semelhante a Deus. Tudo isso é citado nas Escrituras. As demais bênçãos espirituais acham-se intimamente relacionadas com a possibilidade do homem transformar-se em um novo homem ou em uma nova criação. Antes da vinda de Cristo, a humanidade era incapaz de levar uma verdadeira vida espiritual, pois ela estava prisioneira de seus desejos carnais, que eram freqüentemente desejos pecaminosos. As bênçãos da redenção de Cristo induz ao homem novos pensamentos e nova perspectiva na vida. A redenção de Cristo desmascara o vazio e a vaidade de nossa vida terrena e nos permite perceber o significado de nossa existência, ajudando-nos aproximarmos a cada passo de nossa meta e nos revelando como é alegre e maravilhosa a vida futura. A graça do Espírito Santo ajuda-nos constantemente ao caminho de nosso objetivo final. Ela substitui o sentimento de opressão e amargura que atinge o homem de maneira geral, pela sensação de leveza e de paz interior; ela substitui a sede dos prazeres infames, pela doçura do relacionamento com Deus; ela substitui o amor próprio doentio, pelo desejo nobre de praticar o bem.

Entretanto, qualquer tipo de crescimento e aperfeiçoamento requer também esforço pessoal. Deus nos conduz, ajuda-nos e nos dá todas as ferramentas para o sucesso, porém, constância e luta são ingredientes necessários para se tornar virtuoso. Todas as dificuldades externas ou internas são denominadas pessoalmente de "cruz." Todo cristão é chamado a seguir o Senhor, carregando a cruz de sua vida. Cada cristão tem que levar sua cruz pessoal, se ele quiser participar da vitória contra o mal. A salvação consiste de duas partes: a parte objetiva já concluída por Jesus Cristo na cruz e a parte subjetiva que se baseia no esforço pessoal para se tornar um verdadeiro cristão. O próprio Senhor falou sobre esse segundo aspecto da salvação: "O que não toma a sua cruz e (não) Me segue, não é digno de Mim" (Mt 10:38).
Não há nada desolador para o cristão levar a sua cruz pessoal. Os apóstolos consolam a si próprios e aos demais, quando falam sobre o sacrifício do cristão, afirmando: "E, se (somos) filhos, também (somos) herdeiros: herdeiros de Deus e co-herdeiros de Cristo; mas isto, se sofremos com Ele, para ser com Ele glorificados" (Rom 8:17).

Quanto mais um cristão compartilha nos sofrimentos de Cristo, tanto mais ele compartilhará na Sua glória. Os apóstolos lembrando o infinito amor de Cristo ainda ensinavam: "Nisto conhecemos o amor de Deus: em ter dado a Sua vida por nós; igualmente nós devemos também dar a vida pelos nossos irmãos" (1João 3:16).

Algumas palavras sobre o sinal da cruz.

Antes de Cristo, a cruz era um instrumento da mais cruel punição e um símbolo de horror. Depois de Seus sofrimentos, ela tornou-se o sinal da vitória do bem sobre o mal, da vida sobre a morte, da lembrança do amor infinito de Deus e da fonte de alegria. O Filho de Deus encarnado santificou a cruz com Seu sangue, tornou-a condutora de suas bênçãos e santidade e a transformou em fonte de inspiração dos fiéis. Isso nos convence a experiência milenar da Igreja. Por causa desses bens, o sinal da cruz tornou-se um componente essencial na vida do cristão desde os tempos apostólicos, sendo usado em todos os ofícios religiosos e em orações particulares. Por exemplo, a água é abençoada com o sinal da cruz e torna-se água benta, o pão e o vinho são abençoados com o sinal da cruz durante a liturgia e se transformam no Corpo e Sangue de Cristo. Em resumo, todos os sacramentos adquirem suas forças espirituais através do sinal da cruz e com o poder do sinal da cruz expulsa-se a força do mal. Assim como as moscas não podem suportar a chama, assim os demônios não podem suportar a presença da cruz. O sinal da cruz protege o cristão de acidentes e infortúnios e atrai a ajuda de Deus para si. Esse é o porquê, dos cristãos ortodoxos venerarem tanto a Santa Cruz, de se abençoarem com o sinal da cruz, de usarem a cruz em seu peito e de adornarem seus lares e templos com cruzes.

Nota: Todas as quartas e sextas-feiras durante o ano são dedicadas à paixão redentora de Cristo na Cruz, a quarta a traição e sexta-feira a crucificação e por isso a abstinência de carne e laticínios com exceção feita pelo calendário, assim como as seguintes datas festivas: "Veneração da Santa Cruz" (3o domingo da quaresma); semana santa; "Procissão da Santa Cruz" (27 de agosto); "Exaltação da Santa Cruz" (27 de setembro); o segundo cânone na matinal dominical e outras orações de diferentes celebrações religiosas.

Leituras das Escrituras nos ofícios religiosos dedicados à Santa Cruz:
o na grande vesperal: (Êx 15:22-27, 16:1; Prov 3:11-18; Is 60:11-16),
o na matinal: (Jo 12:28-36),
o na liturgia: (1Cor 1:18-24; Jo 19:6-35).
No lugar do triságio o coro canta: "Nós veneramos a Tua cruz, ó Mestre, e glorificamos a Tua santa ressurreição."


Suplemento

Akáfist a nosso
Senhor Jesus Cristo.

A tradução foi feita para o russo contemporâneo pelo bispo Alexander Mileant a partir de um texto em eslavo eclesiástico, impresso na tipografia da Lavra de Kievo-Petchersk, datado de 1895.

Kondaquion 1
Invencível combatente e Senhor do céu e da terra, a Ti, Rei Imortal, vendo-Te pendente na cruz a criação toda se transforma, o céu apavora-se, oscila a estrutura da terra; quanto a nós indignos, gratos, reverenciamos Teus sofrimentos passados por nós e acompanhando o bom ladrão clamamos a Ti: Jesus, Filho de Deus, lembra-Te de nós ao entrares no Teu Reino!

Ikos 1
Completando as patentes dos anjos, Tu não recebeste deles a existência, mas sendo Deus, por nós Te tornaste homem e com isso vivificaste o assassinado pelos pecados, ressuscitando-o com Teu corpo e sangue. Por isso, nós lembrando o Teu amor assim Te agradecemos: Jesus Deus, amor eterno. Tu ofereceste uma graça a nós, nascidos na terra. Jesus, Tu tendo deixado os anjos corneteiros, desceste até os homens decaídos. Jesus, Tu assumindo o nosso corpo, com a própria morte destruíste o poder da morte. Jesus, Tu nos divinificaste com os Teus próprios padecimentos, redimindo o mundo todo. Jesus, Filho de Deus, lembra-Te de nós quando chegares ao Teu Reino!

Kondaquion 2
O anjo vendo-Te no jardim de Getsêmani, encharcado de suor de sangue, apresentando-se Te fortalece, esgotado pelo imenso peso de nossos pecados, pois lançaste aos ombros o perecido Adão e o trouxeste ao Pai. Por isso, de joelho oro e com fé e amor canto para Ti: Aleluia!

Ikos 2
Jesus, os judeus não entenderam o Teu padecimento insuportável, quando disseste aos que Te buscavam durante a noite com tochas acesas: "sou Eu." Então, embora se tenham prostrado por terra, a seguir Te amarraram e Te conduziram ao julgamento. Enquanto nós nesse percurso inclinamo-nos diante de Ti e com amor clamamos: Jesus, luz do universo, o mundo traiçoeiro passou a odiar-Te. Jesus, estás em meio à luz inatingível, foste tomado pelo poder obscuro. Jesus, Filho de Deus imortal, Tu foste condenado à morte pelo filho da perdição. Jesus, desconhecedor da traição, Tu foste beijado por um traidor. Jesus, Te doaste a todos sem nada pedir em troca, Tu foste vendido por prata. Jesus, Filho de Deus, lembra-Te de nós quando chegares ao Teu Reino!

Kondaquion 3
Com Tua divindade foste capaz de prever a tripla negação de Teu discípulo. Embora ele tenha Te negado sob juramento, mais tarde ao ver-Te, seu Senhor e Mestre, no pátio do primaz, sentiu-se frustrado e se retirando, chorou amargamente. Agracia-me também, Senhor, e toque meu coração cruel, para que eu seja capaz de lavar meus pecados em lágrimas, louvando-Te: Aleluia!

Ikos 3
Tendo, em verdade, o poder do primaz hierárquico Melquisedec, Tu, Soberano e Senhor de todos, surgiste diante do primaz Caifás. Tendo aceito os padecimentos dos próprios escravos, aceite de nós essa gratidão: Jesus, inestimável, tendo sido comprado por uma quantia, adquira-me para Teu eterno legado. Jesus, desejo de todos, negado por Pedro devido ao medo, não abandones a mim pecador. Jesus, Cordeiro sem maldade, trucidado por porcos selvagens, livra-me dos meus inimigos. Jesus, entrando com o próprio sangue no Santo dos Santos, purifica-me dos pecados da matéria. Jesus amarrado, possuidor do poder de perdoar, livra-me do peso dos meus pecados. Jesus, Filho de Deus, lembra-Te de nós quando chegares ao Teu Reino!

Kondaquion 4
Judeus preocupados pela tempestade do cristicídio, aceitando o inspirado pelo pai da mentira, o demônio, negaram-Te caminho verídico, semelhante a verdade e vida. Enquanto nós confessando Contigo, Cristo, tal qual com a força de Deus que contém no seu cofrezinho todos os tesouros do saber e da inteligência, cantamos: Aleluia!

Ikos 4
Pilatos ouvindo Tua humilde resposta, entregou-Te à crucificação como se Tu merecesses a morte, e reconheceu ele próprio não ter encontrado em Ti qualquer culpa. Lavou suas mãos, maculando o coração. Enquanto nós admirando o mistério do Teu padecimento voluntário, clamamos embevecidos: Jesus, Filho de Deus e Filho da Virgem, Tu foste torturado até a morte pelos filhos da ilegalidade. Jesus, ofendido e despido, Tu presenteias beleza aos lírios do campo e trajas os céus com alvas nuvens. Jesus, coberto de feridas, alimentaste com cinco pães cinco mil pessoas. Jesus, Rei de todos, Tu aceitaste cruéis sofrimentos ao invés de amor e gratidão. Jesus, Rei de todos, maltratado por nossa causa ao longo de um dia todo, cure as feridas das nossas almas. Jesus, Filho de Deus, lembra-Te de nós quando chegares ao Teu Reino!

Kondaquion 5
Tu, trajando luz, qual roupa fosse, cobriste-Te todo com Teu sangue divino. Sou conhecedor, verdadeiramente conhecedor de acordo com as profecias da razão do rubro dos Teus trajes: eu, Senhor, com os meus pecados Te cobri de feridas. Por isso, a Ti, ferido por minha causa, clamo com gratidão: Aleluia!

Ikos 5
Isaías, inspirado por Deus, prevendo por meio do Espírito, que estarias coberto de indignidades e feridas, horrorizado exclamava: "Nós O víamos, sem qualquer atrativo ou beleza exterior." Enquanto que ao ver-Te na cruz, nós com fé e espanto clamávamos: Jesus, suportando a desonra, coroaste o homem de glória e honra. Jesus, para Quem os anjos não possuem o direito de olhar, Tu foste batido nas faces. Jesus, açoitado com uma cana na cabeça, incline para a humildade, a minha. Jesus, com Teus olhos límpidos obscurecidos de sangue, desvie os meus olhos das atribulações para me ser impossível vê-las. Jesus, sem uma célula intacta da cabeça aos pés, faça-me no todo inteiro e sadio. Jesus, Filho de Deus, lembra-Te de nós quando chegares ao Teu Reino!

Kondaquion 6
Testemunha da Tua humildade, Pilatos declarou ao povo que em Ti nada existia para mereceres a morte. Mas os judeus qual feras selvagens ao verem sangue, rangiam os dentes contra Ti clamando, crucifique-O, crucifique-O. Enquanto nós beijando Teus imaculados ferimentos, clamamos: Aleluia!

Ikos 6
Tu realizaste diante dos anjos e dos homens um evento incrível, quando Pilatos disse: "Eis o Homem." Vinde pois, enclinemo-nos diante de Jesus, maltratado por nós, clamando: Jesus criador e juiz de todos, Tu julgas Tua própria criação e Te sujeitas aos padecimentos. Jesus, doador da suprema sabedoria, Tu não respondestes aos tolos. Jesus, médico dos feridos pelos pecados ensina-me o arrependimento. Jesus, pastor derrotado, derrota os demônios que me estão tentando. Jesus, cuja matéria foi ferida, fira meu coração com o medo Teu. Jesus, Filho de Deus, lembra-Te de nós quando chegares ao Teu Reino!

Kondaquion 7
Graças à libertação dos seres humanos da escravidão do inimigo, Tu conseguiste ser humilde diante dos próprios inimigos; Jesus, e qual cordeiro mudo foste conduzido à condenação, suportando todas as feridas pela incondicional liberdade do homem, que clama: Aleluia!

Ikos 7
Tu mostraste uma paciência surpreendente, quando os soldados maltratando-Te por ordem de um injusto juiz, feriram Teu corpo imaculado, enrubecendo-O com sangue da cabeça aos pés. Enquanto nós debulhados em lágrimas, clamamos a Ti: Jesus, humanitário, pelos humanos Tu foste coroado com espinhos. Jesus, desconhecedor das paixões, pela Tua divindade Tu suportas as paixões, para das paixões nos libertar. Jesus, Salvador meu, salve-me, merecedor de todos os castigos. Jesus, abandonado por todos, minha segurança, fortalece-me. Jesus, por todos ofendido, minha alegria, alegra-me. Jesus, Filho de Deus, lembra-Te de nós quando chegares ao Teu Reino!

Kondaquion 8
Moisés e Elias apareceram diante de Ti milagrosa e surpreendentemente, falando sobre Tua morte, que ora se concretiza em Jerusalém. Lá viram a Tua glória, enquanto aqui ao vermos nossa salvação, clamam conosco: Aleluia!

Ikos 8
Sempre perseguido pelos judeus, Tu suportaste ofensas e sofrimentos graças à infinidade de meus pecados. Uns te condenam como inimigo de César, outros como malfeitor, outros ainda clamam: "Prendam-No, prendam-No e crucifiquem-No." Enquanto nós, do fundo da alma, dizemos ao condenado por todos e conduzido para a crucificação: Jesus, juiz nosso, injustamente condenado, não nos condenes pelas nossas obras. Jesus, sem forças para suportar o caminho, carregando a cruz, Tu és minha força, não me abandones, quando eu for testado. Jesus, clamando ao Pai por ajuda e dando exemplo a todos do sacrifício, fortaleça-me na minha fraqueza. Jesus, aceitaste a desonra, és a minha glória, não me afastes da Tua glória. Jesus, imagem de hipóstase* paterna transforme meu viver impuro e obscurecido. Jesus, Filho de Deus, lembra-Te de nós quando chegares ao Teu Reino!
*(cada uma das pessoas da Santíssima Trindade considerada como substancialmente distinta das outras duas)

Kondaquion 9
Vendo-Te pregado na cruz, a natureza esmoreceu toda: o sol, no céu, escondeu os seus raios, a terra estremeceu, a cortina do templo fendeu-se, as pedras espalharam-se, o inferno soltou os mortos. Enquanto nós aos pés da Tua cruz clamamos: Aleluia!

Ikos 9
Os brilhantes oradores não são capazes, mesmo em muitas palavras, de transmitir o agradecimento digno aos Teus padecimentos divinos, ó Amante dos homens. Enquanto nossa alma, nosso corpo, o coração e todas as juntas, com afeto evocam a Ti: Jesus, pregado na cruz, pregue e destrua o rol de nossos pecados. Jesus, abrindo da cruz os braços para todos, atraia-me também a mim perdido. Jesus, perfurado na costela, introduza-me com as Tuas feridas no Teu palácio. Jesus, crucificado em matéria, crucifica meu corpo com as paixões e luxúrias. Jesus, esvaído em sofrimentos, torna-me digno de contemplar com o meu coração a Ti crucificado. Jesus, Filho de Deus, lembra-Te de nós quando chegares ao Teu Reino!

Kondaquion 10
Desejando salvar o mundo, Tu curaste os cegos, os mancos, os leprosos, os mudos e os surdos, além de expulsar os maus espíritos. Já, os tolos judeus respirando ódio e sofrendo por inveja, pregaram-Te na cruz, sem saber entoar: Aleluia!

Ikos 10
Sempre terno Rei, Jesus, Tu sofres totalmente pela minha falta de repressão, para me purificar todo. Tu nos ofereces um exemplo completo para que nós o sigamos, clamando: Jesus, o amor é inatingível, Tu não atribuíste o pecado aos Teus crucificadores. Jesus, orando em lágrimas no parreiral, ensina-me também a orar. Jesus, cumpriste todas as profecias a Ti dirigidas, cumpre os benditos desejos de nosso coração. Jesus, que doaste Teu espírito nas mãos do Pai, recebe o meu Espírito quando da minha morte. Jesus, não Te opuseste à divisão de Tuas roupas, humildemente, separa minha alma de meu corpo. Jesus, Filho de Deus, lembra-Te de nós quando chegares ao Teu Reino!

Kondaquion 11
Tua pura Mãe eleva a Ti um canto afetuoso, dizendo: embora Tu estejas sofrendo na cruz, Eu sei que Tu és nascido das entranhas do Pai antes da estrela matutina (Vesper. Sl 109:3). Vejo como todas as criaturas sofrem Contigo. Doando Teu espírito ao Pai, aceita também o meu espírito e não me abandones clamando: Aleluia!

Ikos 11
Qual vela luminosa queimando em amor junto de Tua cruz, Tua pura Mãe sofria terrivelmente, vendo-Te qual verídico sol da verdade, descendo à tumba. Com Ela aceita também do fundo de nosso coração essas orações: Jesus, Tu foste elevado sobre a cruz para que nós decaídos, fôssemos elevados para junto de Teu Pai. Jesus, Tu doaste a Mãe Imaculada ao genuíno evangelista João, para ensinares a nós a integridade e a pureza. Jesus, entregaste o discípulo teólogo Àquela que Te deu a luz, encarregue-A também de cuidar de todos nós com sua proteção maternal. Jesus, conquistador do universo e do inferno, derrota a descrença, o orgulho e a corrupção dos olhos, que vivem em nós. Jesus, destruidor do grande poder da morte, livra-me da morte eterna. Jesus, Filho de Deus, lembra-Te de nós quando chegares ao Teu Reino!

Kondaquion 12
Agracia-me com Tua bênção, Jesus, Deus meu, recebe-me, como recebeste José e Nicodemus, para que eu possa entregar-Te minha alma qual límpida mortalha e para que eu unte o Teu corpo puro com fragrâncias dos benfeitores, mantendo-Te no coração tal qual numa tumba, clamando: Aleluia!

Ikos 12
Exaltando em cantos Tua crucificação voluntária, inclinamo-nos diante de Teus sofrimentos, Cristo. Junto com o centurião cremos que em verdade, Tu, Filho de Deus, estavas destinado a chegar sobre as nuvens claras com imenso poder e glória. Não envergonhes a nós, redimidos pelo Teu sangue, clamando: Jesus, grande padecedor em nome das lágrimas de Tua Virgem-Mãe, livra-nos das chamas eternas. Jesus, abandonado por todos, não me abandones no momento da minha morte. Jesus, recebe-me, como recebeste Madalena, que tocou nos Teus pés. Jesus, não me condenes com o traidor e com os crucificadores. Jesus, faze-me adentrar no paraíso junto com o bom ladrão. Jesus, Filho de Deus, lembra-Te de nós quando chegares ao Teu Reino!

Kondaquion 13
Ó Jesus Cristo, Cordeiro de Deus, que assumiste os pecados do mundo, recebe esta minúscula gratidão, ofertada a Ti do fundo da alma, e cura-nos com Teus sofrimentos redentores de qualquer mal da alma ou do corpo, isola-nos com Tua cruz dos inimigos visíveis e invisíveis, e não nos abandones em nossa morte, mas faze de tal modo, que com Tua morte nós nos livremos da morte eterna e sempre clamemos a Ti: Aleluia!




Folheto Missionário número P32
Copyright © 2002 Holy Trinity Orthodox Mission
466 Foothill Blvd, Box 397, La Canada, Ca 91011
Editor: Bishop Alexander (Mileant)

Seguidores

Quem sou eu

Minha foto
Attikis, Greece
Sacerdote ortodoxo e busco interessados na Santa Fé, sem comprometimentos com as heresias colocadas por aqueles que não a compreendem perfeitamente ou o fazem com má intenção. Sou um sacerdote membro da Genuina Igreja Ortodoxa da Grecia, buscamos guardar a Santa Tradição e os Santos Canones inclusive dos Santos Concílios que anatematizam a mudança de calendário e aqueles que os seguem, como o Concílio de Nicéia que define o Menaion e o Pascalion e os Concílios Pan Ortodoxos de 1583, 1587, 1593 e 1848. Conheça a Santa Igreja neste humilde blog, mas rico no conteúdo do Magistério da Santa Igreja. "bem-aventurado sois quando vos insultarem e perseguirem e mentindo disserem todo gênero de calúnias contra vós por minha causa. Exultai e alegrai-vos pois será grande a vossa recompensa no Reino dos Céus." "Pregue a Verdade quer agrade quer desagrade. Se busca agradar a Deus és servo de Deus, mas se buscas agradar aos homens és servo dos homens." S. Paulo. padrepedroelucia@gmail.com