O que é um Anátema?
Por S. Theophanos o Recluso, bispo
Traduzido pelo Presbitero Pedro Anacleto
Por S. Theophanos o Recluso, bispo
Traduzido pelo Presbitero Pedro Anacleto
Raramente a Ortodoxia executa o Rito da censura a alguém. E não importa quantos sermões são determinados explicando que a Igreja age sabiamente para a salvação de seus filhos--ainda os maus continuam repetindo seus atos. Ou eles não escutam os sermões, ou estes sermões não golpeiam sua estrutura como cumprimentos ou cartas perplexas, ou talvez eles formaram a suas próprias concepções deste rito e não querem abandonar isto, não importa o que lhes aconteça.
A algumas pessoas nossos anátemas parecem desumanos, para outros constrangedores. Tal fato poderia ser válido em outras situações, mas não há nenhum modo que eles possam aplicar a nosso Rito da Ortodoxia. Eu clarificarei brevemente a você por que a Igreja age assim, e eu penso que vocês concordarão comigo que fazendo assim, a Igreja age sabiamente.
O que é a Santa Igreja? É uma sociedade de fieis, unidos entre si por uma unidade e confissão de Verdades Divinamente reveladas, por uma unidade de santificação através dos Divinos Mistérios estabelecidos, e por uma unidade de governo e direção determinados pelos pastores de Deus. A unidade de confissão, santificação, e administração constitui a regra desta sociedade que é obrigatório para qualquer um que se une a isto. Nesta sociedade é contingente aceitar esta regra e concordar com isto; permanecendo nesta sociedade é contingente cumprir isto. Deixe-nos ver como a Santa Igreja cresceu e como continua crescendo. Os pregadores pregam. Alguns dos ouvintes não aceitam a pregação e partem; outros aceitam e como resultado da aceitação são santificados pelos Santos Mistérios, seguem a direção dos pastores, e assim estão incorporados na Santa Igreja--eles são parte. Assim é como todos os membros da Igreja entram nela. Entrando nela, eles são entrosados com todos os seus membros, eles estão unidos com eles, e eles só permanecem na Igreja contanto que eles continuem sendo pessoas com todos eles.
Desta indicação simples que consiste em como a Igreja é formada, você pode ver que como uma sociedade, a Santa Igreja veio ser e continua há pouco existindo como qualquer outra sociedade.
E assim considere você isto como qualquer outro, e não priva os direitos que pertencem a qualquer sociedade. Por exemplo, deixe-nos estar em uma sociedade de temperança. Tem regras que todos membros tem que cumprir. E cada um de seus membros são justamente sócios porque eles aceitam e cumprem suas regras. Agora suponha que algum sócio não só recusa cumprir as regras mas também sustenta muitas visões completamente oposta a essa sociedade e até mesmo se levanta contra sua meta. Ele não só não se faz observar suas regras mas até mesmo ultraja as regras isto é dissemina noções que poderiam tentar a outros e poderiam os inclinar a isto. O que faz ordinariamente a sociedade com tais pessoas? Primeiro os previne, e então os expele. Lá você tem um anátema! Ninguém protesta isto, ninguém reprova a sociedade sendo desumana. Todo o mundo reconhece que a sociedade está agindo de uma maneira perfeitamente legítima e que se fosse agir ao contrário, não poderá existir.
Assim porque reprovar a Santa Igreja quando ela age igualmente? Afinal de contas, um anátema é justamente a separação da Igreja, ou a exclusão do seu meio esses que não cumprem as condições de unidade com ela e começam a pensar diferente do modo que ela o faz, diferentemente do modo que eles prometeram pensar ao a se unirem. Recorde como aconteceu! Arios apareceu, manteve opiniões incrédulas relativo a Cristo o Salvador, de forma que com estas noções ele torceu até mesmo o ato de nossa salvação. O que foi feito com ele? Primeiro ele foi prevenido, e prevenido muitas vezes por todos meios persuasivos e comovedores possíveis. Mas desde que ele obstinadamente insistiu na sua opinião, ele foi condenado e foi excomungado pela Igreja--quer dizer, ele foi expelido de nossa sociedade. Se precaver, não ter nenhuma comunhão com ele e os que estão com ele. Não faça suas tais opiniões, e não escute ou receba esses que as fazem. Assim feito a Santa Igreja faz com Arios; o que ela fez com todos os outros hereges; assim vai ela fazer agora, também, se alguém aparece em algum lugar com opiniões incrédulas. Assim me é censurável aqui, falar? O outra atitude a Santa Igreja poderia fazer? E ela poderia continuar existindo se ela não empregasse tal exatidão e advertisse os seus filhos com tal solicitude sobre esses que pudessem corromper e pudessem os destruir?
Deixe-nos ver--são excomungados os que dão falsos ensinos e os falsos professores? Esses que negam a existência de Deus, a imortalidade da alma, providência divina; esses que não confessam a Santíssima Trindade, Pai, Filho e Espírito Santo, o Deus Uno; esses que não reconhecem a divindade de nosso Senhor Jesus Cristo e nossa redenção pela sua morte na Cruz; esses que rejeitam a graça do Espírito Santo e os Mistérios Divino, e assim sucessivamente. Você vê que maneira eles tocam os assuntos? Estes são assuntos que são do conhecimento da Santa Igreja, princípios aos quais ela é fundada e sem aos quais ela não pôde ser o que ela é. Então esses que se revoltam contra tais Verdades são para a Igreja como esses que fazem tentativas contra nossas vidas e nossa propriedade são a nós em nossa vida diária. Afinal de contas, não são permitidos aos ladrões em nenhuma parte continuar livremente e ir impune! E quando eles são encarcerados e entregues para a lei e ninguém considera que isto é desumano o castigo, ou uma violação de liberdade. Pelo contrário, pessoas vêem nesta mesma situação um ato de amor ao homem e uma proteção à liberdade--com respeito a todos os membros da sociedade. Se você julga aqui assim, julgue assim também relativo à sociedade da Igreja. Estes falsos professores, são iguais a ladrões e criminosos, saqueiam a propriedade da Santa Igreja de Deus, corrompendo os seus filhos e os destruindo.
A Santa Igreja realmente erra os julgando, os desligando, e os expulsando? E realmente seria amor pelo homem se ela considerasse as ações de tais pessoas com indiferença e os deixasse a liberdade de destruir a todo o mundo, o outro? Uma mãe permitiria uma serpente rastejar livremente até morder a sua pequena criança que não entende o perigo? Se alguma pessoa imoral fosse ganhar acesso a sua família e começar a tentar sua filha, ou seu filho--você poderia considerar as suas ações e as suas falas com indiferença? Temendo ganhar uma reputação por ser desumano e velho -, você amarraria suas próprias mãos? Você não empurraria uma tal pessoa porta a fora e fecharia ela contra ele?! Você deveria ver as ações da Santa Igreja da mesma maneira. Ela vê que os indivíduos de mente corrupta aparecem, e corrompem os outros--e ela se revolta contra eles, os afugenta, e convoca a todos que ela é imprópria: Se precave — o fulano e as tais e tais pessoas que desejam destruir suas almas. Não escute a eles; fujam deles. Assim ela cumpre o dever de amor maternal, e então age amorosamente--ou como você diz, humanamente.
Na atualidade, nós temos uma proliferação de nihilistas, protestantes, maçons, espiritistas e outras “inteligências” perniciosas que são levados e trazidos com os falsos professores do Ocidente. Você realmente pensa que nossa Santa Igreja manteria silêncio e não aumentaria a sua voz para condenar e anatematizá-los, se os seus ensinos destrutivos é algo novo? Por nenhum meio. Um concílio seria segurado, e em concílio todos eles com os seus ensinos seriam entregues ao anátema, e para o Rito da Ortodoxia atualmente seria juntado um artigo adicional: Para Feyerbach, Buchner, Renan, David Miranda, Edir Macedo, RR Soares para os espiritistas, e para todos seus seguidores--para o nihilistas - - seja anátema. Mas não há nenhuma necessidade um tal concílio, e ou não há nenhuma necessidade por uma tal adição. Os seus falsos ensinos já têm sido com antecedência todos anatematizados nos pontos onde o anátema é pronunciado aos que negam a existência de Deus, a espiritualidade e imortalidade da alma, os ensinos relativo a Santíssima Trindade e relativo à divindade de nosso Senhor Jesus Cristo. Você não vê com que sabedoria e previsão os atos da Santa Igreja quando ela nos faz executar a proclamação presente e escuta a isto? E ainda eles dizem, “Isto está antiquado.” É precisamente agora que é pertinente.
Talvez 100 anos atrás não era pertinente. Mas a pessoa tem que dizer concernindo em nosso tempo que se um Rito da Ortodoxia ainda não fizesse como existe, seria necessário introduzir um, e não só executar isto nas cidades importantes mas em todos os lugares e em todas as igrejas: para colecionar todos os ensinos opostos à Palavra de Deus, e os fazer conhecido a todos, para que todos pudessem saber que eles precisam se precaver de que tipo de ensinos evitar.
Muitos são corrompidos somente devido à ignorância, considerando que uma condenação pública dos ensinos ruinosos os salvaria da perdição.
Assim, a Igreja excomunga, expele do seu meio (quando é dito, “Anátema para fulano”, isso significa a mesma coisa como, “Fulano: fora daqui”), ou anatematiza pela mesma razão onde qualquer sociedade faz assim. E lhe obrigam fazer isto em ego-preservação e preservar os seus filhos da destruição. Então não há nada censurável ou incompreensível sobre este Rito no presente. Se qualquer um teme o ato de anátema, deixe-o evitar os ensinos que causam a pessoa cair sob isto. Se qualquer um teme isto para outros, deixe-o restabelecer e soar o ensino. Se você é Ortodoxo e ainda não está bem disposto a este ato, então você se encontra em contradição. Mas se você já abandonou a Sã Doutrina, então que negócio é o seu de se manter na Igreja? Pelo mesmo fato que você concebeu uma visão diferente da que é mantida na Igreja, você já se separou da Igreja. Não é nenhuma inscrição nos registros batismais que fazem você um um sócio da Igreja, mas o espírito e conteúdo de suas opiniões. Se seu ensino e seu nome são pronunciados como estando sob anátema ou não, você já caiu sob isto quando suas opiniões são opostas as da Igreja, e quando você persiste nelas. Temeroso é o anátema. Acabe com suas más opiniões.
Amin.
Traduzido do texto russo publicado em Pravoslavnaya Rus, #4, 1974.
A algumas pessoas nossos anátemas parecem desumanos, para outros constrangedores. Tal fato poderia ser válido em outras situações, mas não há nenhum modo que eles possam aplicar a nosso Rito da Ortodoxia. Eu clarificarei brevemente a você por que a Igreja age assim, e eu penso que vocês concordarão comigo que fazendo assim, a Igreja age sabiamente.
O que é a Santa Igreja? É uma sociedade de fieis, unidos entre si por uma unidade e confissão de Verdades Divinamente reveladas, por uma unidade de santificação através dos Divinos Mistérios estabelecidos, e por uma unidade de governo e direção determinados pelos pastores de Deus. A unidade de confissão, santificação, e administração constitui a regra desta sociedade que é obrigatório para qualquer um que se une a isto. Nesta sociedade é contingente aceitar esta regra e concordar com isto; permanecendo nesta sociedade é contingente cumprir isto. Deixe-nos ver como a Santa Igreja cresceu e como continua crescendo. Os pregadores pregam. Alguns dos ouvintes não aceitam a pregação e partem; outros aceitam e como resultado da aceitação são santificados pelos Santos Mistérios, seguem a direção dos pastores, e assim estão incorporados na Santa Igreja--eles são parte. Assim é como todos os membros da Igreja entram nela. Entrando nela, eles são entrosados com todos os seus membros, eles estão unidos com eles, e eles só permanecem na Igreja contanto que eles continuem sendo pessoas com todos eles.
Desta indicação simples que consiste em como a Igreja é formada, você pode ver que como uma sociedade, a Santa Igreja veio ser e continua há pouco existindo como qualquer outra sociedade.
E assim considere você isto como qualquer outro, e não priva os direitos que pertencem a qualquer sociedade. Por exemplo, deixe-nos estar em uma sociedade de temperança. Tem regras que todos membros tem que cumprir. E cada um de seus membros são justamente sócios porque eles aceitam e cumprem suas regras. Agora suponha que algum sócio não só recusa cumprir as regras mas também sustenta muitas visões completamente oposta a essa sociedade e até mesmo se levanta contra sua meta. Ele não só não se faz observar suas regras mas até mesmo ultraja as regras isto é dissemina noções que poderiam tentar a outros e poderiam os inclinar a isto. O que faz ordinariamente a sociedade com tais pessoas? Primeiro os previne, e então os expele. Lá você tem um anátema! Ninguém protesta isto, ninguém reprova a sociedade sendo desumana. Todo o mundo reconhece que a sociedade está agindo de uma maneira perfeitamente legítima e que se fosse agir ao contrário, não poderá existir.
Assim porque reprovar a Santa Igreja quando ela age igualmente? Afinal de contas, um anátema é justamente a separação da Igreja, ou a exclusão do seu meio esses que não cumprem as condições de unidade com ela e começam a pensar diferente do modo que ela o faz, diferentemente do modo que eles prometeram pensar ao a se unirem. Recorde como aconteceu! Arios apareceu, manteve opiniões incrédulas relativo a Cristo o Salvador, de forma que com estas noções ele torceu até mesmo o ato de nossa salvação. O que foi feito com ele? Primeiro ele foi prevenido, e prevenido muitas vezes por todos meios persuasivos e comovedores possíveis. Mas desde que ele obstinadamente insistiu na sua opinião, ele foi condenado e foi excomungado pela Igreja--quer dizer, ele foi expelido de nossa sociedade. Se precaver, não ter nenhuma comunhão com ele e os que estão com ele. Não faça suas tais opiniões, e não escute ou receba esses que as fazem. Assim feito a Santa Igreja faz com Arios; o que ela fez com todos os outros hereges; assim vai ela fazer agora, também, se alguém aparece em algum lugar com opiniões incrédulas. Assim me é censurável aqui, falar? O outra atitude a Santa Igreja poderia fazer? E ela poderia continuar existindo se ela não empregasse tal exatidão e advertisse os seus filhos com tal solicitude sobre esses que pudessem corromper e pudessem os destruir?
Deixe-nos ver--são excomungados os que dão falsos ensinos e os falsos professores? Esses que negam a existência de Deus, a imortalidade da alma, providência divina; esses que não confessam a Santíssima Trindade, Pai, Filho e Espírito Santo, o Deus Uno; esses que não reconhecem a divindade de nosso Senhor Jesus Cristo e nossa redenção pela sua morte na Cruz; esses que rejeitam a graça do Espírito Santo e os Mistérios Divino, e assim sucessivamente. Você vê que maneira eles tocam os assuntos? Estes são assuntos que são do conhecimento da Santa Igreja, princípios aos quais ela é fundada e sem aos quais ela não pôde ser o que ela é. Então esses que se revoltam contra tais Verdades são para a Igreja como esses que fazem tentativas contra nossas vidas e nossa propriedade são a nós em nossa vida diária. Afinal de contas, não são permitidos aos ladrões em nenhuma parte continuar livremente e ir impune! E quando eles são encarcerados e entregues para a lei e ninguém considera que isto é desumano o castigo, ou uma violação de liberdade. Pelo contrário, pessoas vêem nesta mesma situação um ato de amor ao homem e uma proteção à liberdade--com respeito a todos os membros da sociedade. Se você julga aqui assim, julgue assim também relativo à sociedade da Igreja. Estes falsos professores, são iguais a ladrões e criminosos, saqueiam a propriedade da Santa Igreja de Deus, corrompendo os seus filhos e os destruindo.
A Santa Igreja realmente erra os julgando, os desligando, e os expulsando? E realmente seria amor pelo homem se ela considerasse as ações de tais pessoas com indiferença e os deixasse a liberdade de destruir a todo o mundo, o outro? Uma mãe permitiria uma serpente rastejar livremente até morder a sua pequena criança que não entende o perigo? Se alguma pessoa imoral fosse ganhar acesso a sua família e começar a tentar sua filha, ou seu filho--você poderia considerar as suas ações e as suas falas com indiferença? Temendo ganhar uma reputação por ser desumano e velho -, você amarraria suas próprias mãos? Você não empurraria uma tal pessoa porta a fora e fecharia ela contra ele?! Você deveria ver as ações da Santa Igreja da mesma maneira. Ela vê que os indivíduos de mente corrupta aparecem, e corrompem os outros--e ela se revolta contra eles, os afugenta, e convoca a todos que ela é imprópria: Se precave — o fulano e as tais e tais pessoas que desejam destruir suas almas. Não escute a eles; fujam deles. Assim ela cumpre o dever de amor maternal, e então age amorosamente--ou como você diz, humanamente.
Na atualidade, nós temos uma proliferação de nihilistas, protestantes, maçons, espiritistas e outras “inteligências” perniciosas que são levados e trazidos com os falsos professores do Ocidente. Você realmente pensa que nossa Santa Igreja manteria silêncio e não aumentaria a sua voz para condenar e anatematizá-los, se os seus ensinos destrutivos é algo novo? Por nenhum meio. Um concílio seria segurado, e em concílio todos eles com os seus ensinos seriam entregues ao anátema, e para o Rito da Ortodoxia atualmente seria juntado um artigo adicional: Para Feyerbach, Buchner, Renan, David Miranda, Edir Macedo, RR Soares para os espiritistas, e para todos seus seguidores--para o nihilistas - - seja anátema. Mas não há nenhuma necessidade um tal concílio, e ou não há nenhuma necessidade por uma tal adição. Os seus falsos ensinos já têm sido com antecedência todos anatematizados nos pontos onde o anátema é pronunciado aos que negam a existência de Deus, a espiritualidade e imortalidade da alma, os ensinos relativo a Santíssima Trindade e relativo à divindade de nosso Senhor Jesus Cristo. Você não vê com que sabedoria e previsão os atos da Santa Igreja quando ela nos faz executar a proclamação presente e escuta a isto? E ainda eles dizem, “Isto está antiquado.” É precisamente agora que é pertinente.
Talvez 100 anos atrás não era pertinente. Mas a pessoa tem que dizer concernindo em nosso tempo que se um Rito da Ortodoxia ainda não fizesse como existe, seria necessário introduzir um, e não só executar isto nas cidades importantes mas em todos os lugares e em todas as igrejas: para colecionar todos os ensinos opostos à Palavra de Deus, e os fazer conhecido a todos, para que todos pudessem saber que eles precisam se precaver de que tipo de ensinos evitar.
Muitos são corrompidos somente devido à ignorância, considerando que uma condenação pública dos ensinos ruinosos os salvaria da perdição.
Assim, a Igreja excomunga, expele do seu meio (quando é dito, “Anátema para fulano”, isso significa a mesma coisa como, “Fulano: fora daqui”), ou anatematiza pela mesma razão onde qualquer sociedade faz assim. E lhe obrigam fazer isto em ego-preservação e preservar os seus filhos da destruição. Então não há nada censurável ou incompreensível sobre este Rito no presente. Se qualquer um teme o ato de anátema, deixe-o evitar os ensinos que causam a pessoa cair sob isto. Se qualquer um teme isto para outros, deixe-o restabelecer e soar o ensino. Se você é Ortodoxo e ainda não está bem disposto a este ato, então você se encontra em contradição. Mas se você já abandonou a Sã Doutrina, então que negócio é o seu de se manter na Igreja? Pelo mesmo fato que você concebeu uma visão diferente da que é mantida na Igreja, você já se separou da Igreja. Não é nenhuma inscrição nos registros batismais que fazem você um um sócio da Igreja, mas o espírito e conteúdo de suas opiniões. Se seu ensino e seu nome são pronunciados como estando sob anátema ou não, você já caiu sob isto quando suas opiniões são opostas as da Igreja, e quando você persiste nelas. Temeroso é o anátema. Acabe com suas más opiniões.
Amin.
Traduzido do texto russo publicado em Pravoslavnaya Rus, #4, 1974.