segunda-feira, 8 de setembro de 2014

Canones dos Santos Pais

Cânones
dos Santos Pais

Traduzido pelo Presbítero Pe. Pedro Anacleto

Conteúdo:
    São Dionísios de Alexandria.



São Dionísios o Alexandrino.


Nosso Pai Dionísios entre os Santos foi um dos pupilos de Orígenes. Tendo anteriormente tornado-se um presbítero da Igreja situado em Alexandria, por volta do ano de 232 depois de Cristo ele empreendeu o ensinamento do catecismo; mais tarde, no ano 247, ele tornou-se Bispo de Alexandria, como o sucessor de Hiraclis, que foi o decimo terceiro Arcebispo de Alexandria. Tendo sido capturado pelos soldados no tempo da perseguição de Deciano, ele foi levado para Taposiris, a qual era uma pequena cidade situada entre Alexandria e Canobios, conforme o Dicionario de Bow-drant. No ano 257, no tempo de Valeriano o perseguidor, quando o homem abençoado apareceu diante do governador Emiliano e fez uma boa confissão de fé, foi exilado em Cefro, uma cidade no deserto da Líbia. No fim de três anos tendo sido novamente chamado do exílio para Alexandria, no inicio do reino do Imperador Galieno, que pensava que um filho de Valério, aparecera no inicio ser de um temperamento mais ameno em relação aos Cristãos. Com todas as suas forcas o abençoado homem lutou para converter os hereges e para soldar juntos os cismas que tinha produzido naquele tempo na Igreja pelos Novacianos, e para reconciliar o Papa Estevão de Roma e o Papa Kyprianos de Cartago, que tinham uma discordância entre si a respeito da questão onde os heréticos e cismáticos deveriam serem batizados ou não quando retornassem a Ortodoxia, (apesar do fato que ele estava em acordo com Kyprianos, que queria essas pessoas rebatizadas, como São Jeronimo afirma, na sua lista de autores eclesiásticos, concernente ao qual veja a Prolegomena para o Cânon do Concilio de St. Kyprianos (ocorrido em Cartago). Ele colocou em evidencia uma valente luta contra Sabellios, e com seu sábio debate ele persuadiu aqueles chamados por Nepos millenarianos ou kiliastas (veja a Prolegomena para o Segundo Ecum. Sínodo) para abandonar suas visões cacodoxas. No ano de 265, quando pediram que participasse das assembleias do Concilio em Antioquia contra Paulo de Samosata, ao qual ele não estava em condições para ir pessoalmente devido a idade avançada e já doente, ele fez uma carta com a clara visão da fé ortodoxa, e respondeu ao controvertido homem de Samosata com 10 respostas. No mesmo ano, no vigésimo ano do reinado do Imperador Galienus, ele partiu para o Senhor depois de ter atuado como arcebispo de Alexandria por dezessete anos. Além de seus outros escritos (para os quais consulte a página 14 sobre taquígrafos no volume I da série do Octateuco), ele escreveu esta Carta Canonica no ano de 260, de acordo com Milias (no vol. II dos Registros Conciliares), e enviou -os a um certo bispo chamado Basilides ligado às paróquias da Pentápolis, de acordo com Eusébio (livro VII, Cap. 26), sendo dividido em quatro Cânones e indefinidamente confirmado pelo c. I do 4 º, e, definitivamente, por c. II do Sexto Conc Ecum.; e em virtude desta confirmação adquiriu o que equivale a uma forma de força ecumênica. Esta para ser encontrado no segundo volume dos Pandectos, e no primeiro volume dos registros pos-conciliares (página 106).

Cânones.
 
1. Você me escreveu uma carta, meu filho mais fiel e aprendiz, perguntando sobre a hora em que é preciso cessar o jejum no dia de Páscoa. Por você dizer que alguns dos irmãos afirmam que é preciso fazer isso pouco antes do momento em que o galo canta ou por volta deste momento, enquanto outros afirmam que deve ser iniciado com ou a partir do momento da noite. Para os irmãos em Roma, como se costumam dizer, espere o galo; enquanto que no caso das pessoas aqui você disse que seria mais cedo. Mas você está pedindo para ter a condição fixa exata, e a hora medida com precisão, o que é difícil e enganosa. Para o fato de que, após o momento da ressurreição de nosso Senhor o festival e a festividade deve começar, apesar de humilhar a alma com o jejum até aquele ponto, é aquele que vai ser reconhecido por todos da mesma forma. É evidente, porém, que você tenha afirmado bastante pelo soado no que você escreveu para mim e ter notado a partir dos divinos Evangelistas, que não há informações precisas nelas sobre a hora em que Ele ressuscitou. Pois os evangelistas apresentaram um relato diferente sobre aqueles que foram ao sepulcro, às vezes distantes mas disseram que tinham encontrado o Senhor já ressucitado. "E tarde no dia de sábado", disse S. Mateus (28:1). "Pela manhã, quando ainda estava escuro", disse S. João (20:1). "Muito cedo na manhã," disse S. Lucas (24:1). "E muito cedo pela manhã, quando o sol estava nascendo", disse S. Marcos (16:2). Assim, pode-se dizer que, exatamente quando Ele ressuscitou, nenhum deles declara nada claramente. Que já era tarde no sábado, no alvorecer de um dos Sábados, até o nascer do sol em um dos Sábados, aqueles que visitaram o túmulo não o encontraram deitado no mesmo, este é um fato que tem sido reconhecido ao longo e mais de uma vez, e não há desacordo a este respeito, nem temos qualquer suspeita de que há conflito uns com os outros evangelistas, em relação a este assunto. Mas, ao contrário, embora possa parecer ser "muito barulho para nada" discutir a questão mais a fundo para saber se eles estão todos de acordo se foi a noite em que o Senhor, que é a Luz do mundo já tinha amanhecido sobre ele , a disputa é sobre a hora. Vamos acolher com gratidão, porém, o que foi dito, e facamos o nosso melhor para nos conformarmos fielmente com o que aconteceu la. Quanto ao que tem sido afirmado por São Mateus, ocorre-se o seguinte: "Era tarde do sábado no tempo da madrugada em um dos sábados foi Maria Madalena e a outra Maria foram dar uma olhada no sepulcro. E eis que houve um grande terremoto. E um anjo do Senhor, tendo descido do céu, veio e rolou a pedra e sentou-se em cima dela. Seu aspecto era como um relâmpago, e suas vestes se tornaram brancas como a neve. E com medo dele tremeram os guardas, e ficaram como mortos. O anjo, porém, em resposta disse às mulheres: Não temais; pois eu sei que estais procurando Jesus, aquele que foi crucificado. Não está aqui: ressuscitou, como havia dito "(S. Mateus 28: 1-5.). Em relação a palavra "tarde", alguns vão imaginar que denotam a noite de sábado, em conformidade com a afinidade ao verbo; Aqueles, entretanto, que, supostamente, são os únicos capazes de julgar o assunto de maneira mais inteligente e mais sabiamente, não vao concordar com isso, mas quero insistir que foi na profundidade da noite; : porque, como é patente, a palavra "tarde" denota atraso e um longo tempo, e fizeram isso: porque a afirmação de que "com o tempo de madrugada" implica que foi a noite. E eles vieram, e não como dizem o restante, trazendo especiarias, mas, a fim de olhar o sepulcro; E encontraram a ocorrencia do terremoto, e o anjo sentado sobre a pedra, e foram dizer mais tarde: "Ele não está aqui, porque já ressuscitou" Da mesma forma João diz: "No primeiro dia da semana, no início da manhã , enquanto ainda estava escuro, Maria Madalena foi ao sepulcro, e viu a pedra que tinha sido removida do sepulcro "(S. Joao 20, 1). No entanto, apesar de que ainda estava escuro, ela foi ao túmulo. S. Lucas diz: "E Eles descansaram no sábado, em conformidade com o mandamento. Mas no primeiro dia da semana, bem cedo pela manhã, elas chegaram ao sepulcro, levando os aromas que tinham preparado. Mas Elas encontraram a pedra removida do sepulcro "(S. Lucas 23:56 e 24: 1-2). E pode ser que a frase "muito cedo pela manhã", indica a aproximação do amanhecer do primeiro dia da semana, por conta do fato do sábado inteiro em conjunto com a noite seguinte estava completamente passado, e outro dia estava começando quando vieram trazerem as especiarias e perfumes. Por isso, é claramente evidente que Ele deve ter ressucitado muito tempo antes. O Evangelista Marcos confirma isso, dizendo: ". Elas compraram aromas, também vieram e ungiram-no, e muito cedo na manhã do primeiro dia da semana, vieram até o túmulo, depois que o sol tinha amanhecido" Ele também diz que "muito cedo pela manhã", que é o significado das palavras gregas, tanto aqui como em Lucas. E ele acrescenta: "depois que o sol tinha amanhecido." Por sua pressa e a maneira que fizeram tornar claro o que fizeram deve ter sido muito cedo pela manhã, e que de manhã deve ter apenas começado; Na verdade, eles tinham adiado as suas viagens, e foram persistentes ao túmulo ao amanhecer. " E então o homem jovem com uma túnica branca, lhes disse: "Ele ressuscitou, não está aqui" Estes fatos foram ditos como aconteceram, nós nos atrevemos a expressar a nossa opinião sobre o assunto para os precisionistas da seguinte forma: Quanto à questão respeitando a precisao da hora, ou meia hora, ou um quarto de hora, que seria apropriado para começar alegrando com a ressurreição de nosso Senhor dentre os mortos, somos inclinados a encontrar a falha com aqueles que aceleram o tempo muito rápido, e quero tê-lo permitido começar mesmo antes da meia-noite, com o fundamento de que eles não estão vendo a hora e imperiosa, como quase ter parado a corrida, da qual um homem sábio disse: "O menos, não é um pouco numa vida."
Por outro lado, aqueles que defendem procrastinar e fazer avançar a hora, tanto quanto possível, e mostrar coragem em esperar até a tarde, à quarta vigília, em que o nosso Salvador apareceu andando sobre o mar aos do navio (S. Mat. 14:25) , como nós os consideramos corajosa e assídua. Mas não vamos brigar com aqueles que tomam o caminho do meio, como têm sido accionado ou ter sido capaz de fazer, uma vez que nem todos os homens podem suportar até mesmo os seis dias de jejuns de forma igual, nem da mesma maneira; mas, pelo contrário, alguns deles passam todos esses dias sem comida, enquanto outros passam apenas dois, e outros apenas três, e outros apenas quatro, e alguns nenhum. Assim, para aqueles que se esforçaram ao máximo ao passar por todos os dias de jejum, e depois tornarem-se esgotados, tendo todos, mas expirou, é perdoável para aqueles que provaram o gosto dos alimentos muito mais cedo. Mas, se alguns homens, não tendo passado por todos aqueles dias em jejum, mas não tendo ainda jejuado ou ainda tendo mesmo passado os primeiros quatro dias no luxo, e depois vem para os dois últimos dias restantes, a saber, sexta e sábado, limitar o jejum para estes, nós não os considermos estarem fazendo nada grande e esplêndido; se ficar fora até o amanhecer, eu não sou de opinião de que eles têm direito e igual crédito para sua exploração com aqueles que têm jejuado um maior número de dias. Estas coisas vos tenho escrito por meio de conselhos, o que eu acho.
Interpretação.
    Parece que o bem-aventurado Basilides pediu a Dionísio dizer-lhe, por escrito, a hora exata em que Cristo ressuscitou dos mortos e quando a alegria sobre a ressurreição do Senhor deve começar, e quando a quebra do jejum deve ocorrer. Pois, como ele aparece a partir da presente carta, os cristãos tiveram alguma controvérsia sobre isto entre si; alguns deles afirmando que a alegria do festival e a quebra do jejum deve começar à noite, e outros afirmando que ele deveria começar com o cantar do galo, assim como aqueles em Roma. Então, por causa disso, ele pediu-lhe para declarar, por escrito, exatamente a hora da ressurreição de Cristo, a fim de fixar o tempo para o início do festival e da quebra do jejum por todos de forma consistente. Em resposta, portanto, a esta pergunta o sagrado Dionísio diz que a hora exata e precisa da ressurreição de Cristo, que ele está perguntando sobre uma coisa que é difícil e precária de determinar.  Pois (diz ele) quanto ao fato de que a festa, ou o júbilo do festival, e a quebra do jejum deve começar após a ressurreição de Cristo é aquele que é proclamado e reconhecido por todos. Mas a que hora Ele ressucitou, é um quebra-cabeça, uma vez que os sagrados Evangelistas divulgaram apenas o fato de que várias pessoas vieram em momentos diferentes ao túmulo, e disseram que encontraram o Senhor ressucitado, sem, no entanto, observarem exatamente a que horas Ele ressucitou. Mateus, por exemplo, diz que as mulheres chegaram tarde no dia de sábado; João diz que foi no início da manhã, enquanto ainda estava escuro; Lucas, que era muito cedo pela manhã; e Marcos do mesmo modo que era muito cedo. Mas, quanto a hora em que o Senhor realmente ressuscitou, nenhum deles tem revelado. Todos reconhecem, e não há controvérsia sobre o fato de que as pessoas que vieram ao túmulo depois do sábado em direção a alvorada de domingo não conseguiram encontrar o Senhor no sepulcro; ou não devemos suspeitar que há qualquer contrariedade em seus testemunhos. No entanto, embora a questão é um pouco, tocar, ou seja, o acordo dos sagrados Evangelistas em referência ao fato de que foi na mesma noite de domingo, que o Senhor, a Luz do mundo, deixou a sepultura, e que diferem apenas com respeito a horas; ainda que nós mesmos, diz o santo, gostaria de corrigir um pouco esta questao - ou, em outras palavras, veremos que os sagrados Evangelistas estão de acordo quando respeitando a hora, se tomamos o cuidado de conciliar as afirmações sagradas entre si, agradecidamente. Porque, assim como diz Sao Mateus, que era tarde no dia de sábado, a maioria das pessoas, de acordo com o uso comum, irao tomar o significado do sábado à noite, mas aqueles que consideram mais sábios vao entender que significa o profundo da noite. Porque a palavra "tarde" em seu sentido próprio (em grego) significa atraso e grande atraso; isso equivale a dizer o intervalo após o sábado, e por esse motivo o evangelista continua a dizer "sobre o tempo de madrugada no primeiro dia da semana." Assim, a palavra "atrasado" em Mateus, e a expressão "quando ainda estava escuro" em João, e a frase "muito cedo" em Lucas e uma outra similar, em Marcos, todos significam a mesma coisa. Para eles denotam que, depois do sábado e toda a noite do sábado tinha passado, e quando a madrugada do domingo tinha começado, as mulheres vieram e trouxeram especiarias; mas antes de irem, é evidente que o Senhor tinha ressuscitado. Porque se tinha estabelecido em sua jornada muito cedo pela manhã, como diz Marcos, mas desde que eles haviam passado seu tempo em que permaneceram no túmulo até o sol nascer. É por isso que o mesmo evangelista acrescenta: "depois que o sol havia comecado a sair." Esses fatos sendo como já foi dito, diz o santo, a quem perguntar sobre a hora exata da noite, ou em que meia hora, ou em que um quarto de hora eles devem começar alegrando com a ressurreição do Senhor, e devem quebrar o jejum, que trocará a opinião de que, para aquelas pessoas que estão com muita pressa em quebrar o jejum, mesmo antes da meia-noite, nós os censuramos por serem covardes e vorazes, porque, apesar do pouco tempo que tem que esperar ainda pacientemente o jejum, eles quebram o curso do jejum que têm vindo a seguir, num momento em que, como um homem sábio diz, uma pequena coisa feita nesta vida não é realmente pouco, (pois se é algo bom, vai gerar uma grande recompensa, e se é algo mal, irá requerer uma grande penalidade na outra vida). Quanto àqueles que, pelo contrário, vao devagar e mostram paciência jejuando até a quarta vigília da noite, momento em que o Salvador apareceu vivo andando sobre o mar e chegando a seus discípulos, o que é o mesmo que dizer daqueles que esperaram pacientemente com firmeza até o amanhecer de domingo, nós os elogiamos tão corajosa e assíduamente. No que se refere aqueles que quebraram o jejum em algum lugar entre a meia-noite e a madrugada, de acordo com a sua capacidade de resistir, não os repreendemos, sob o pretexto de que eles não conseguiram esperar com paciência e com firmeza até o amanhecer, uma vez que nem todas as pessoas sao iguais ao longo dos seis dias da Semana da Paixão, mas, pelo contrário, alguns jejuam apenas dois dias, outros três, outros quatro, e outros não ficam sem comida, nem mesmo por um dia. Assim, aqueles que ficam enfraquecidos e quase desmaiam por causa de seu jejum e não conseguem segurar por mais tempo têm direito a um perdão por terem quebrado o jejum mais cedo do que outros. Mas, para aqueles que não só não permanecem sem alimento um único dia durante a Semana Santa, e nao o fazem, mesmo jejum, limitando-se a ksirofaguia ou monofaguia (ou seja, comer apenas um único tipo de alimento), e ao contrario se deleitam durante os quatro primeiros dias, e depois passam apenas a dois dias, sexta-feira e o grande sábado, sem comida, e que pensam que estão fazendo algo grande e esplêndido no caminho da conquista em se manter em jejum até o amanhecer do domingo - a essas pessoas, Eu digo, eu não acho que elas tenham sofrido a mesma dificuldade que aqueles que jejuaram todos os quatro dias. Leia também c. LXXXIX do 6.

2. No que diz respeito as mulheres menstruadas, se elas devem entrar no templo de Deus, enquanto em tal estado, acho isto até mesmo supérfluo para colocarmos em questão. Pois, eu opino, nem mesmo elas próprias, por serem fieis e piedosas, ousariam quando neste estado se aproximarem da Santa Mesa ou de tocarem o Corpo e Sangue de Cristo. Pois nem mesmo a mulher com problema de doze anos que entrou em contato com Ele, apenas tocou a borda de Suas vestes, para ser curada. Não há nenhuma objeção a estarem orando, não importa como elas possam estar ou a lembrarem do Senhor a qualquer momento e em qualquer estado que seja, e pedirem para receberem ajuda; mas se não estao totalmente limpas tanto na alma quanto no corpo, elas devem serem impedidas de irem aos Santos dos Santos.
Interpretação.
    Quando perguntado sobre isso, também, quanto ao facto de as mulheres em suas menstruaçoes se devem entrar no templo de Deus, o santo respondeu que não há necessidade de fazer a pergunta, uma vez que, se as próprias mulheres têm uma devida reverência para as coisas divinas, elas serão inibidas por ela de ousarem se aproximarem da Mesa Santa e participarem do Corpo e Sangue do Senhor, quando elas estão em tal estado menstrual. Para que elas possam recordarem aquela mulher que tinha um fluxo de sangue, e que por conta do fluxo de seu sangue não se atreveu, por causa de sua grande reverência, tocar o Corpo de Cristo, mas apenas a orla de Suas vestes. Nenhuma delas estao proibidas de rezarem, qualquer que seja sua a situação (se elas ficarem em casa ou nas pronave da igreja – local dos catecumenos*n.t), intercedendo a Deus e pedir-Lhe ajuda e salvação. Porem e proibido, no entanto, chegarem perto dos Santos dos Santos, que é o mesmo que dizer que participarem das porções santificadas (isto é, as espécies consagradas), quando elas não estao limpas na alma e no corpo, como as mulheres que estao com a sua menstruação.

3. As pessoas que são auto-suficientes e casados ​​deveriam ser os juízes de si mesmos. Para nos é dito por escrito por São Paulo que é apropriado que eles devem abster-se um do outro de acordo por algum tempo, a fim de que eles possam entrar em oração e, novamente, se reunirem (1 Cor 7. 5).
Interpretação.
    E quando perguntado sobre os maridos e esposas se eles deveriam serem continentes respeitando uns aos outros, o Santo responde que, neste ponto as próprias partes devem serem juízes suficientes, uma vez que é adequado e apropriado de acordo com Sao Paulo para eles não se envolverem em nenhuma associacao corporal e relação sexual quando eles estão entregando-se à oração; e este curso deve ser adotado de acordo entre ambas as partes - isto é, tanto o marido quanto a esposa concordando entre si - para que isso não venha a acontecer que uma das partes seja tentado pelo inimigo, ea continência do outro torne-se um prejuízo para o tão tentado. Porque, se uma parte é superada pelo desejo não é permitido a outra parte apreciar a satisfação dele, ele está sujeito a cair com outra mulher em pecado, de acordo com Zonaras.

4. Quanto aos homens que involuntariamente se tornam vítimas de polução noturna, deixe-os se guiarem por sua própria consciência quanto à possibilidade de entrarem ou não, e decidirem por si mesmos, se eles têm alguma dúvida sobre o assunto ou não, como também no caso de alimentos, "aquele que tem dúvidas é condenado se comer" (Rom. 14:23). E estejamos todos atentos a estas questões, e sem rodeios, de acordo com sua própria inclinação, quando se aproximam de Deus. Em honrando-nos (por você saber que você está, estimado) por fazer estas perguntas, você tem nos levado a mesma mentalidade, como de fato somos, e você está fazendo se nosso parceiro em suas decisoes. Quanto a mim, não é como um professor, mas como alguém que considera apropriado falarmos uns com os outros, com toda a simplicidade, que tenho estabelecido a minha própria concepção da questao para nosso benefício comum. Depois de descobrir que esta concepção desta questão encontra-se com sua aprovação, meu sensatissimo filho, quando você vem para ver se é assim, você pode escrever, por sua vez, sobre estas questões o que quer que a você pareca mais certo e melhor.  Adeus, meu querido filho, e rezo para que esta o encontre em paz ministrando ao Senhor.


Interpretação.
    No presente Canon o Santo está falando sobre emissão involuntária, ou o que é mais comumente chamado de um sonho molhado, o que ocorre durante o sono; e ele diz que todos os homens que sofrem este devem fazerem a sua própria consciência o juiz. Porque, se o sonho molhado resultou sem qualquer imaginação obscena e pensamento erótico, e, além disso, sem excessos no beber demais, e em vez disso a natureza sozinha fez isso por si mesma, como se fosse uma superfluidade natural na forma de excrementos, que não estão impedidos de chegarem a comunhão. Mas se isso resultou das causas acima mencionadas - ou seja, a partir da imaginação e do pensamento erótico, ou do comer em excesso e beber em excesso, eles devem ser proibidos da comunhão, com o fundamento de que não são puros, não por causa da emissão do sêmen (uma vez que este não é impuro, visto que é um produto natural, precisamente como nem a carne é impura por si mesma, de que o sêmen é uma excreção), mas por causa da ímpia contemplação e da imaginação que poluiu a mente . Tais homens como estes, então, não são conscientes, e, portanto, eles não são francos, devido à ímpia contemplação e imaginação as quais dão asas. Assim, tanto quanto céticos e como serem condenados ou repreendidos por suas consciências, como eles podem se aproximarem de Deus e dos Mistérios? Porque, se eles se aproximam assim duvidando, eles já estao condenados, e não santificados, assim como quem é condenado por comer os animais comuns e impuros proibidos para os judeus, se ele duvida e hesita a respeito disto, como diz o Apóstolo.

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Attikis, Greece
Sacerdote ortodoxo e busco interessados na Santa Fé, sem comprometimentos com as heresias colocadas por aqueles que não a compreendem perfeitamente ou o fazem com má intenção. Sou um sacerdote membro da Genuina Igreja Ortodoxa da Grecia, buscamos guardar a Santa Tradição e os Santos Canones inclusive dos Santos Concílios que anatematizam a mudança de calendário e aqueles que os seguem, como o Concílio de Nicéia que define o Menaion e o Pascalion e os Concílios Pan Ortodoxos de 1583, 1587, 1593 e 1848. Conheça a Santa Igreja neste humilde blog, mas rico no conteúdo do Magistério da Santa Igreja. "bem-aventurado sois quando vos insultarem e perseguirem e mentindo disserem todo gênero de calúnias contra vós por minha causa. Exultai e alegrai-vos pois será grande a vossa recompensa no Reino dos Céus." "Pregue a Verdade quer agrade quer desagrade. Se busca agradar a Deus és servo de Deus, mas se buscas agradar aos homens és servo dos homens." S. Paulo. padrepedroelucia@gmail.com