quarta-feira, 2 de setembro de 2009

ENCÍCLICAS DOS CONCÍLIOS PAN-ORTODOXOS CONTRA O NOVO CALENDÁRIO


Sigillion do Concílio Pan-Ortodox de 1583 Contra o Novo Calendário

A formação do SIGILLION Patriarcal de uma encíclica para os Cristãos Ortodoxos em todo o mundo para não aceitar o modernista Pascalion, ou calendário inovado com Menologion, mas para guardar o que foi uma vez para o bem e para todos formulado pelos trezentos e dezoito (318) Santos Padres Portadores de Deus do Primeiro Concílio Ecumênico, sob pena de excomunhão e penitência.
Para todos os verdadeiros cristãos filhos da Santa Igreja Católica Apostólica de Cristo e do Oriente residentes em Trigovysti e em todo o mundo, esteja a graça, a paz e a misericórdia do Deus Todo Poderoso.
Não é uma pequena turbulência para a antiga Arca, quando, violentamente sacudida pelos tormentos, é lançada sobre a superfície das águas, e não tinha o Senhor Deus lembrado Noé e entender que ainda existe água, e que não haveria uma esperança para todas. Assim também no que se refere à Nova Arca de nossa Igreja, contra os incrédulos, que lançaram uma guerra implacável sobre nós, por meio destes nós decidimos deixar uma nota para que vocês possam ter no que direcionarem está escrito aqui os meios de guarda e de defesa da Ortodoxia contra os inimigos.
Mas, a fim de que a composição como um todo esta usando a gente simples, temos decidido personificar o assunto, em linguagem comum, escrevendo como se segue: "A Linguagem Comum" Da velha Roma fizeram certas pessoas que ali aprenderam, a usarem os hábitos Latinos . A pior parte é que, por serem romanos da Rumelia nascidos e criados, eles não apenas mudaram a sua Fé, mas mesmo após a guerra contra os dogmas Ortodoxos e verdades da Igreja Oriental, que foram entregues a nós por Cristo e os divinos Apóstolos e os Santos Concílios dos Santos Pais.
Portanto, cortando fora estas pessoas como membros podres, nós ordenamos:
1) Que quem não confessa com o coração e a boca que ele é um filho da Igreja do Oriente (Leste) batizado na forma Ortodoxa (com os três completos mergulhos), e que o Espírito Santo procede somente do Pai, e hipostaticamente e essencialmente, como diz Cristo no Evangelho, está fora da nossa Igreja, e deve ser anatematizado (excomungado).
2) Que quem não confessa que, no Mistério da Santa Comunhão os leigos também devem participar de ambos os tipos, do Corpo e Sangue Precioso, mas ao contrário disser que ele deve participar apenas do corpo, e que isso é suficiente, porque aí está tanto a carne e o sangue, quando de fato Cristo morreu e administrou a cada um separadamente, e aqueles que fracassam não conseguindo guardar os costumes, deixem-os que todas essas pessoas sejam anatematizadas.
3) Que quem diz que nosso Senhor Jesus Cristo na Mística Ceia tinha pão ázimo (feito sem fermento), como o dos judeus, e não pão levedado, que é dizer, o pão com levedura, deixai-os para longe de nós e que seja anatematizado como tendo uma visão judaica e igual as de Apollinarius e trazendo dogmas dos armênios para a Igreja, no qual somará a este duplo anátema.
4) Quem diz que o nosso Cristo e Deus, quando ele vir para julgar-nos, não virá para julgar as almas juntamente com os corpos, ou almas incorporadas, ou virá só para julgar os corpos, que seja anatematizado.
5) Quem diz que as almas dos Cristãos que arrependidos, enquanto estão no mundo, mas que não conseguiram executar a sua penitência vão para o purgatório de fogo quando eles morrem, onde há chamas e castigo, e lá são purificados, que é simplesmente um mito grego antigo, e aqueles que, como Orígenes, pensam que o inferno não é eterno e, assim, dão ou oferecem a liberdade ou incentivo para o pecado, deixa-o e que todas essas pessoas sejam anatematizadas.
6) Que quem diz que o Papa é o chefe da Igreja, e não Cristo, e que ele tem autoridade para admitir pessoas ao Paraíso com suas cartas de indulgências ou outros passaportes, e pode perdoar pecados como muitos como uma pessoa pode cometer, se essa pessoa pagar dinheiro a receber dele estas indulgências, ou seja, as licenças para o pecado, que cada destas tais pessoas seja anátematizadas.
7) Que quem não quer seguir os costumes da Igreja como os Sete Concílios Ecumênicos decretado, e a Santa Pascoa, e o Menologion com que eles fizeram bem em faze-lo uma lei que nós devemos segui-la, e desejar seguir o novo Pascalion inventado e o novo Menologion dos astrônomos ateista do papa, e opõem a todas aquelas coisas e desejam subverter e destruir os dogmas e os costumes da Igreja que foram entregues pelos nossos pais, deixai-os sofrendo o anátema e que eles sejam postos fora da Igreja de Cristo e fora da congregação dos fieis.
8) Que os piedosos cristãos ortodoxos permaneçam fiéis ao que foi ensinado desde quando nascidos e a eles trazidos, e quando ao tempo chamá-los para se houver uma necessidade, que seu sangue seja vertido a fim proteger a Fé entregue por nossos Pais e por sua confissão: e que isso seja cuidado pelas pessoas como foram descritos ou consultados nos parágrafos antecedentes, a fim de que nosso senhor Jesus Cristo possa ajuda-los e ao mesmo tempo esteja com vocês e possam rezar por nossa mediocridade: amim.
Feito no Ano do Deus Homem de 1583 (MDLXXXIII), ano da indicção 12 de November 25 [no Calendário da Igreja]
+ JEREMIAS II, pela misericórdia de Deus, Arcebispo de Constantinopla Nova Roma e Patriarca Ecumênico
+ SILVESTRE, pela misericórdia de Deus, Papa e Patriarca de Alexandria e todo Egito e Juíz do Ecumene
+ SOFRONIOS, pela misericórdia de Deus, Patriarca de Jerusalém e toda Palestina e alem do Jordão
Na presença dos prelados do Concílio.


O Tomo Alexandrino do Patriarca Melétios de Alexandria (1584)
A inovação do calendário romano causou muitos males: causou a agitação na Igreja, a confusão entre os povos, o escárnio aos Pais, o desprezo nos filhos, e o engano que assemelha-se àquele dos judeus. Os Romanos disseram que esta edição não é uma matéria da fé, e assim a inovação é sem dano. Oh, filhos humanos de duro coração…! Isso que parece insignificante realmente não é, na opnião de S. Basílio o Grande, quando produz grande dano. É uma coisa insignificante para incomodar a Igreja, para pôr nos ares na face dos Pais, e desprezar os comandos de Deus? Deus ordenou: "Não remover os antigos marcos que os pais tem ajustado."



Sentença do Concílio Pan Ortodoxo de 1593

Contra o Novo Calendário





Ata Sinódica a respeito da rejeição do novo calendário, isto é, a inovação dos latinos a respeito da celebração da Santa Páscoa, do Santo e Sagrado e grande Sínodo, em nome de nosso senhor e Deus e salvador Jesus Cristo, tem sido reunido por nossa Santíssima Senhora Theotokos e Toda Bendita e Sempre Virgem Maria chamada a Paramythia, em Constantinopla, nos dias dos piedosissimos coroados por Deus o Rei de Moscou e Imperador de toda Rússia, Theodore Ivanovich, presidido acima pelos Santos Patriarcas Ortodoxos, isto é, Jeremias, Arcebispo de Constantinopla a Nova Roma e Patriarca Ecumênico, Sua Santidade Meletios, papa e patriarca da grande cidade Alexandria e juiz do Ecumêne, Sua Santidade o Patriarca Joaquim, patriarca da grande cidade de Deus Antioquia e todo o Oriente, e Sua Toda Santidade Sofronios, patriarca da cidade Santa de Jerusalém e toda a Palestina, na presença do iluminadíssimo Gregorios Atanasov, embaixador do rei acima mencionado [ e representante de trabalho do Santissimo, patriarca de Moscow e toda a Russia ], e na presença de todos Sagrados Hierarcas de cada eparquia da Igreja Oriental Ortodoxa…





Canon 8: Nós desejamos que aquilo que foi decretado pelos pais a respeito da Santa e Salutar Páscoa permaneça imutável… Deixem todos aqueles que ousaram transgredir as definições a respeito da Santa Festa da Salutar Ressurreição serem excomungados e serem rejeitados pela Igreja de Cristo.



Feito em 16 de Fevereiro do ano do Deus-Homem de 1593.
+ JEREMIAS II, pela misericórdia de Deus, Arcebispo de Constantinopla e Nova Roma e Patriarca Ecumênico.
+ MELETIOS, pela misericórdia de Deus, Papa e Patriarca de Alexandria e todo Egito e Juiz do Ecumene.
+ SOFRONIOS, pela misericórdia de Deus, Patriarca de Jerusalém e toda Palestina e além do Jordão
+ JOAQUIM, pela misericórdia de Deus, Patriarca da Grande Cidade de Deus Antioquia e todo o Oriente.
+ JÓ, pela misericódia de Deus, Patriarca de Moscou e toda Russia

Excerto de uma carta do Patriarca Dositeos de Jerusalém (1670)

Pela graça de Cristo, desde o tempo do Primeiro Concilio até o presente momento, a sagrada Páscoa sempre foi celebrada no domingo depois da Páscoa, da Lei, e nós nunca experimentamos qualquer confusão que possa nos trazer a necessidade de fazer alguma correção. Isso foi muito bem estabelecido pelos Santos Padres e deve permanecer eternamente irrepreensível. Erradamente fizeram os astrônomos contemporâneos da antiga Roma em remover dez dias do mês de outubro. Além disso, seu novo calendário provoca muita confusão e muitas causas para a desordem.


Trecho da decisão do Concílio Local da Igreja de Jerusalém (5 de junho de 1903)

Qualquer decisão de alterar o calendário, de preferência para o calendário gregoriano, será para o detrimento da Ortodoxia.


Decisão do Sínodo Local da Igreja da Romênia contra o Novo Calendário (1903)

O Sagrado Sínodo da Santa Igreja Autocéfala da Romênia é de opinião e propõe que permaneçamos nele, onde nos encontramos hoje. Pois é impossível não violar as prescrições dos cânones se deveríamos desejar considerar alguma mudança ou reforma do calendário Juliano, com o qual a Igreja Ortodoxa viveu por um tempo tão grande. Além disso, não é permitido a nós tocarmos mesmo com o dedo as decisões antigas que constituem a glória da nossa Igreja.


Decisão do Sínodo Local da Igreja de Alexandria contra o Novo Calendário (1924)

Protocolo número:28.
Para Gregórios, Patriarca de Constantinopla.
Depois de receber o telegrama 29 de Sua Toda Santidade, o nosso Santo Sínodo foi convocado hoje e decidiu o seguinte: Vamos cumprir com as decisões do sínodo e rejeitamos qualquer adição ou qualquer alteração do calendário.
+ Fotios, Papa e Patriarca de Alexandria




Carta do Patriarca Fócios de Alexandria a respeito à introdução do novo calendário (1924)

(Carta do Patriarca Fócios deAlexandria, ao Metropolitana Crisóstomos Papadopoulos de Atenas, 1924).
Que nunca e em nenhuma circunstância teve a Santa Igreja de Alexandria, visto a necessidade ... para introduzir a correção do Calendário Cristão Ortodoxo em uso. Por isso, representando a Santa Igreja Ortodoxa de Alexandria, e nossos iminentes irmãos e concelebrantes em Cristo Deus, e aqueles quem pela graça de Deus representam as antigas e apostólicas Igrejas,isto é nomeadamente, o Patriarca da Grande Cidade de Deus, Antioquia e toda Anatólia, kyrios Gregorios, e o pai e Patriarca da Santa Cidade de Jerusaléme e toda a Palestina kyrios Damianos e o Arcebispo de Chipre kyrios Kirilos, em nossos telégrafos [ao Metropolita Crisóstomos (Papadopoulos) de Atenas] por anos, em resumo, responder [ao pedido de mudança do calendário] respondemos declarando as decisões, e muitas destas foram sinodais , que a mudança dessas coisas só poderia ser feito de forma pacífica, e somente se ela não é estranha à verdade, e que preferiamos aguardar a convocação de um Concilio de Todas as Santíssimas Igrejas de Deus, como a única possível e conclusão harmônica ...

Carta do Patriarca Gregorios IV Haddad de Antioquia a respeito do novo calendário (1924)


Os fatores políticos descreveram a mudança do calendário como um sintoma do progresso, mesmo se toda Igreja Oriental inteira segue o Calendário Juliano, apesar da violência empregada pelo estado para a aceitação do Gregoriano. A disposição a mudanças nas regras diante de nossos olhos e um grande perigo.



Primeira sentença do Santo Sínodo da Genuína Igreja Ortodoxa da Grécia (1935)

Sabe-se que a hierarquia da Grécia, desde o início, estamos por nós próprios em oposição a sua opinião sobre a questão de trazer o calendário da Igreja, em acordo com o calendário civil. E embora antes também conformamos com a decisão da maioria dos hierarcas e implementamos o novo calendário em nossas dioceses, fizemos isso por duas razões: primeiro, para que possamos evitar a resultar o cisma eclesiástico, e em segundo lugar, estávamos sempre embalados na esperança de que a hierarquia, buscando evitar a divisão dos fiéis, que da sua própria boa vontade voltasse para o Antigo Calendário eclesiástico das festas por amor aos fiéis, por quem Cristo morreu, mesmo que isso significasse que a hierarquia tivesse de sacrificar seu próprio desejo pessoal de honra.
Agora, porém, após a passagem de uma década, vemos, por um lado, que uma divisão na Igreja não foi evitada e foi criada, mesmo sem nós por um segmento numeroso da população ortodoxa da Grécia, que, com zelo sagrado permaneceram fieis ao calendário festivo que nos foi transmitido pelos Pais, e por outro lado, vendo que a hierarquia não tem intenção de voltar ao caminho do calendário ortodoxo, do qual se desviou, agora acreditamos que as razões que também seguiram a nova igreja do novo calendário por motivos de economia eclesiásticas são deficientes.

Portanto, cumprindo o dever de nossa consciência, e conduzidos por um desejo para a unidade de todos os cristãos ortodoxos gregos sobre a fundação do calendário (eclesiástico) e Tradição Ortodoxa, nós fazemos conhecer o seguinte pelo Santo Sínodo:
Considerando que regem a hierarquia da Grécia, na inspiração e sugestão de seu presidente, Sua Beatitude [Crisóstomo Papadopoulos], de forma unilateral e não canônica, introduzindo na Igreja o calendário Gregoriano, apesar de os decretos dos Santos Sete Concílios Ecumênicos e à antiga prática da Igreja Ortodoxa;
Considerando que a hierarquia que rege a Grécia, com a introdução do calendário gregoriano em nosso culto divino, sem o consentimento de todas as Igrejas Ortodoxas, quebrou, assim, a unidade universal da Igreja Ortodoxa na celebração das festas e dividiu os cristãos em duas partes opostas por conta do calendário;
Considerando que a hierarquia que rege a Grécia, através da aplicação do novo calendário, considerou em zero os divinos e sagrados cânones que regem o que pertence ao nosso Culto Divino, especialmente no que diz respeito ao Jejum dos Santos Apóstolos, que é muitas vezes completamente abolida (como é, por exemplo, este ano);
Considerando que a hierarquia que rege a Grécia, independentemente do quanto ela insista que ela deixou o cânon concernente a Festa da Ressurreição (Páscoa) intocadas e que celebra a Páscoa segundo o calendário antigo, [no entanto], através da aplicação do calendário gregoriano, unilateralmente, não pôde evitar indiretamente violar este cânon [ ] também quando mudou o calendário festivo do ciclo anual das leituras dos Evangelhos dos Domingos, os jejuns, e os outros serviços da Igreja, que estão inextricavelmente ligados com o cânone que foi instituído pelo Primeiro Concílio Ecumênico;
Considerando que a hierarquia que rege a Grécia, por sua introdução unilateral e anti-canônica do calendário gregoriano, já separou-se da unidade que a Igreja Ortodoxa possuía em seu Culto Divino no que respeita à celebração das festas, e tem dividido os cristãos em dois partidos de oposição por causa do calendário, e indiretamente violado também a doutrina do Símbolo da Fé sobre a "Una, Santa, Católica e Apostólica Igreja";
Considerando, finalmente, porque de todas as razões acima referidas, a hierarquia que rege a Grécia, no espírito, separou-se e isolou-se fora dos cânones sagrados e todo o inteiro Corpo da Ortodoxia, e potencialmente, e em essência [δυνάμει καὶ κατ 'ουσíαν] declarou-se a si mesma cismática, de acordo com a determinação da comissão de especialistas em direito canónico, teólogos e professores da Universidade [de Atenas], que foram designados para estudar a questão do calendário (um dos membros da comissão naquele momento, Sua Beatitude, o Arcebispo de Atenas, que era um Professor de História em nossa Universidade nacional);
Portanto, na apresentação do protesto que temos aqui incorporado, nós declaramos que, doravante, cortaremos todas as relações e comunhão eclesial com [a hierarquia novo calendário da Grécia], já que permanece na inovação do calendário, e assumimos a liderança espiritual e pastoral eclesiástica do povo grego ortodoxo, que se mantiveram fiéis ao calendário juliano de nossos pais. Ao trazer isso para a atenção da hierarquia que rege, que prezamos boas esperanças de que ele irá perceber a grande responsabilidade que tem nos olhos de Deus, da Igreja Ortodoxa e da nação, que se dividem desnecessariamente em duas partes em confronto religioso, e que irá rever a sua decisão quanto ao calendário da Igreja, e será movido de sua boa vontade para restaurar na Igreja o calendário festivo tradicional, enquanto o governo mantém o novo calendário, de acordo com o Decreto Real de 1923, e, assim, remover o escândalo que foi criado e também restaurar a paz da Igreja.
Saudamos vos com um abraço fraterno.
Atenas, 15 de Maio de 1935.

O Santo Sínodo dos Genuínos Cristãos Ortodoxos
+ Germanos de Demetrias
+ Crisostomos, anteriormente de Florina
+ Crisostomos de Zakintos



Segunda sentença do Santo Sínodo da Genuína Igreja Ortodoxa da Grécia (1935)

Encíclica Pastoral para o povo Ortodoxo Grego.


Injustamente condenados pelo Sínodo cismático à deposição e prisão de cinco anos em mosteiros, e apreendido pela força pelo governo (que se tornou o braço executório da Arquidiocese, que, por uma simples palavra, colocou-se acima dos Cânones Divinos, a Carta e Constituição da Grécia), porque nós tivemos a coragem e a força espiritual para levantar a bandeira gloriosa e venerável da Ortodoxia, consideramos nosso dever pastoral, antes de sair para dirigir as advertências a seguir a vocês que aderem ao calendário festivo Ortodoxo dos nossos pais;

Apesar de seguirmos fielmente a exortação do Apóstolo: "Permanecei firmes e retende as tradições que vos foram ensinadas, seja por palavras ou por nossas cartas", não deixamos de lutar por todos os meios lícitos e cristãos para o fortalecimento e a vitória da nossa luta sagrada , que olha para a restauração do calendário ortodoxo e patrístico festivo no seio da Igreja, só isso pode restabelecer a autoridade da diminuição da Igreja Grega Ortodoxa e trazer de volta a paz e a unidade do povo Grego Ortodoxo.

Pelos julgamentos que o Senhor sabe, a maioria da hierarquia da Igreja Grega, sob a influência e por iniciativa do seu presidente, colocou o borrão do cisma sobre o que até agora tinha sido o seu puro e verdadeiro rosto Ortodoxo, ao rejeitar o Calendário Festivo ortodoxo, que foi consagrado pelos Sete Concílios Ecumênicos e ratificado pela prática secular da Igreja Ortodoxa Oriental e substituido com o calendário papal.

É claro, que este cisma do povo Grego Ortodoxo foi criado por uma maioria da hierarquia, que esqueceu sua missão sagrada e nacional do antigo slogan grego: "Luta pela Ortodoxia e pela liberdade Grega", e que, sem o acordo de todas as Igrejas Ortodoxas, apresenta o calendário festivo papal em nosso culto divino, dividindo, assim, não só as Igrejas ortodoxas, mas também os cristãos ortodoxos em dois campos opostos.

Ao assumir o pastorado da população Ortodoxa Grega que segue o Calendário Festivo Ortodoxo de nossos pais, e consciente do juramento de fé que teve que se manter tudo o que temos recebido dos Sete Concílios Ecumênicos, nós repudiamos toda inovação e não podemos deixar de proclamar como cismáticos a Igreja do Estado, que aceitou o calendário festivo papal que foi descrito pelos Concílios Pan-ortodoxos como uma inovação dos hereges e como um atropelo arbitrário sob os pés dos divinos e sagrados cânones e das tradições eclesiásticas.

Por conta disso, aconselhamos a todos que seguem o Calendário Festivo Ortodoxo não ter comunhão espiritual com a Igreja cismática e seus ministros cismáticos, de quem a graça do Todo-Santíssimo Espírito partiu, uma vez que têm aviltado a resolução dos Padres dos Sete Concílios Ecumênicos e de todos os Concílios Pan-ortodoxos que condenaram o festivo calendário gregoriano. O fato de que a Igreja cismática não tem a graça do Espírito Santo está confirmado por São Basílio, o Grande, que diz: "Mesmo que os cismáticos não cometeram um erro de doutrina, mas porque Cristo é a Cabeça do Corpo da Igreja, segundo o divino apóstolo, e dele todos os membros recebem aumento e força espiritual] [os cismáticos foram arrancados a consonância dos membros do órgão e não tem mais a graça do Espírito Santo habitando com eles. E como, na verdade, eles não podem transmitir aos outros o que não tem? "

Enquanto a Igreja cismática impõe opressiva e intoleráveis medidas a fim de violar a nossa consciência Ortodoxa, vos exortamos a suportar todas as coisas e preservar a herança Ortodoxa intacta e imaculada, como nós o recebemos de nossos piedosos Pais, tendo nós tão luminosos e fortificantes exemplos, vendo que não tinhamos medo, mesmo nos anos de declínio das nossas vidas, para suportar com coragem e dignidade as medidas fanáticos e medievais do nosso exílio e prisão, em mosteiros, como estavamos em prisões.

Estimando-a como honra, glória e alegria, segundo o Apóstolo, que ordena que nos alegremos e ostentemos em nossos sofrimentos, em nome de Cristo, aconselhamos que vocês também tenham a resistência e a persistência destas dores e aflições, e males, e ultrajes para o qual vocês serão submetidos por uma Igreja que é cismática e sempre com esperança em Deus, que não vai permitir que vocês sejam tentados acima do que vocês são capazes de suportarem, e que, na sua infinita e insondável longanimidade, será bem -o prazer de esclarecer àqueles que, da inocência, foram desviados e seguem o calendário festivo papal, e no final Ele possa conceder-lhes o triunfo da ortodoxia e da unidade dos que carregam o nome de Cristo, o povo Ortodoxo grego , para os quais lutamos para a glória de Cristo, cuja graça e misericórdia infinita esta com todos vocês.

21 de Junho de 1935

O Santo Sínodo dos Genuínos Cristãos Ortodoxos.

+ Germanos de Demetrias 
+ Crisostomos de Florina
+ Crisostomos de Zakintos
+ Germanos das Ciclades
+ Policarpo de Diavlia
+Cristoforos de Megaris
+ Mateus de Brestena
 

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Attikis, Greece
Sacerdote ortodoxo e busco interessados na Santa Fé, sem comprometimentos com as heresias colocadas por aqueles que não a compreendem perfeitamente ou o fazem com má intenção. Sou um sacerdote membro da Genuina Igreja Ortodoxa da Grecia, buscamos guardar a Santa Tradição e os Santos Canones inclusive dos Santos Concílios que anatematizam a mudança de calendário e aqueles que os seguem, como o Concílio de Nicéia que define o Menaion e o Pascalion e os Concílios Pan Ortodoxos de 1583, 1587, 1593 e 1848. Conheça a Santa Igreja neste humilde blog, mas rico no conteúdo do Magistério da Santa Igreja. "bem-aventurado sois quando vos insultarem e perseguirem e mentindo disserem todo gênero de calúnias contra vós por minha causa. Exultai e alegrai-vos pois será grande a vossa recompensa no Reino dos Céus." "Pregue a Verdade quer agrade quer desagrade. Se busca agradar a Deus és servo de Deus, mas se buscas agradar aos homens és servo dos homens." S. Paulo. padrepedroelucia@gmail.com